Recém-empossado na chefia do Comando Militar do Nordeste (CMNE) em uma cerimônia ao lado do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), o general de Exército Richard Fernandez Nunez estará ao lado do governador Paulo Câmara (PSB) na manhã desta terça-feira, 7 de setembro.
O feriado passou a ganhar um componente político importante porque Bolsonaro está mobilizando seus apoiadores para irem às ruas em atos a favor do governo e críticos às demais instituições democráticas, como o Supremo Tribunal Federal (STF).
Os militares, principalmente do Exército, são uma das principais forças de sustentação do governo federal desde a posse de Bolsonaro, ocupando vários ministérios, inclusive com pessoal da ativa.
Como mostrou o Blog de Jamildo, durante a cerimônia no CMNE na última sexta-feira (3), Bolsonaro ouviu inúmeros elogios a Paulo Câmara e seus secretários do antecessor de Fernandez Nunez, o general Paulo Sérgio Nogueira.
Solenidade
Além do atual comandante do CMNE, a solenidade oficial do 7 de setembro promovida pelo governo estadual também deve contar com a presença dos presidentes da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Eriberto Medeiros (PP); e do presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), o desembargador Fernando Cerqueira.
"Teremos o hasteamento da bandeira, junto com o novo comandante militar do Nordeste e com os chefes dos poderes. E também vamos marcar o início das comemorações do bicentenário da independência, que ocorre em 2022", explicou o governador nesta segunda-feira (6), em entrevista à rádio CBN Recife.