COP26

Depois de João Campos, vice-prefeita do Recife marca presença na COP26 em busca de novas parcerias de sustentabilidade para a cidade

Isabella de Roldão ao lado do governador Paulo Câmara (PSB), assina a Declaração de Edimburgo e faz um anúncio importante para o Recife junto ao ICLEI América do Sul - Governos Locais pela Sustentabilidade

Imagem do autor
Cadastrado por

Mirella Araújo

Publicado em 09/11/2021 às 14:58 | Atualizado em 09/11/2021 às 15:03
Notícia
X

Uma semana após assumir interinamente o comando da Prefeitura do Recife, sendo a primeira da história a assumir o Executivo da capital pernambucana, a vice-prefeita Isabella de Roldão (PDT), desembarca para Glasgow, na Escócia, para cumprir agenda na 26ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2021 (COP-26).

A ida da gestora, também marca o retorno do prefeito do Recife, João Campos (PSB), que durante sua participação na COP-26 anunciou um programa para dotar as escolas municipais de energia limpa e renovável - inicialmente,  20 escolas da rede municipal vão receber painéis solares.  Nesta terça-feira (9), Isabella de Roldão ao lado do governador Paulo Câmara (PSB), assina a Declaração de Edimburgo e faz um anúncio importante para o Recife junto ao ICLEI América do Sul - Governos Locais pela Sustentabilidade. O evento ocorre no Pavilhão LGMA, dedicado aos governos subnacionais.

Na capital escocesa, Isabella participou de um jantar, nessa segunda-feira (8), com outros gestores latino-americanos, a convite do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF). O objetivo é tratar da Agenda Verde do CAF e identificar coletivamente os desafios apresentados na região para a implementação das Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDC), assim como acessar financiamento climático e articular parcerias de transferência tecnológica para o fortalecimento de capacidades. O Executivo municipal quer captar  cerca de U$ 2 milhões do Fundo Verde para o Clima, para mitigação dos efeitos das mudanças climáticas.

“Nossa atuação reforçada na COP26 traz benefícios diretos para a nossa cidade, sobretudo no que diz respeito à garantia de recursos para o financiamento de projetos e ações. Também cumpre uma lacuna imensa e vergonhosa deixada pela presidência da República, considerando que o Brasil foi o berço do surgimento da COP26, no histórico evento Rio-92, que discutiu meio ambiente e desenvolvimento, em 1992, no Rio de Janeiro. Na falta de uma presença institucional forte do governo federal, são os governos subnacionais, Estados e municípios, que assumem o protagonismo com muito compromisso e responsabilidade.”, afirmou Isabella.

Ainda com o CAF, Isabella tem confirmada uma reunião bilateral com o Vice-presidente de Desenvolvimento Sustentável, Julián Suárez, e será palestrante no evento Catalyzing Climate Action in Cities (Impulsionando a Ação Climática nas Cidades). Outro encontro agendado é com representantes da Timbeter, startup da Estônia que atua com tecnologia verde e instalará no Recife seu primeiro escritório no Brasil, no parque tecnológico do Porto Digital. A Estônia também pretende ampliar sua presença diplomática no Recife.

Durante esta segunda semana da COP26, Isabella de Roldão ainda palestra em pelo menos outras duas oportunidades. Na quarta-feira (10), fala sobre Economia Circular em evento organizado pelo ICLEI. Já na quinta-feira (11), o compromisso é com a Alliance, no painel Financing the Sustainable Cities of the Future: What will it take to get there? (Financiando as Cidades Sustentáveis do Futuro: o que fazer para chegar lá), às 12h30 (horário de Brasília), na Green Zone. A conversa poderá ser acompanhada por meio do link https://youtu.be/O2f8st-dkf0.


Tags

Autor