falta d'água

Ministros de Bolsonaro fazem críticas a Paulo Câmara durante visita do presidente ao Sertão de Pernambuco

Gilson Machado Neto (Turismo) e Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional) cobraram uso de recursos pelo governo estadual

Cadastrado por

Ana Maria Miranda

Publicado em 08/02/2022 às 12:10 | Atualizado em 08/02/2022 às 14:24
SALGUEIRO Ministros culparam Estado por água não chegar à cidade - DIVULGAÇÃO/MINISTÉRIO DO TURISMO

Durante discursos na cerimônia de inauguração do Núcleo de Controle Operacional da Integração do Rio São Francisco em Salgueiro, no Sertão de Pernambuco, nesta terça-feira (8), o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, e o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, responsabilizaram o governador do Estado, Paulo Câmara, pela falta de água no município.

As falas foram uma resposta ao vice-prefeito de Salgueiro, Edilton Carvalho (Cidadania), que reclamou que os moradores chegam a passar 18 dias sem água. "Presidente, tenho uma queixa a fazer. Nossa cidade está passando 18 dias sem ter água e não se resolve o problema. Eu falei com o ministro, o ministro disse que já veio a verba para o Estado. E onde está esse dinheiro que não resolve a questão de Salgueiro? Salgueiro precisa de irrigação para se desenvolver", lamentou.

Em resposta, Machado Neto disparou: "Vou lhe dizer uma coisa, prefeito. O que é mais difícil, puxar a água de Cabrobó para Salgueiro ou de Salgueiro para dentro de Salgueiro, a sua cidade? A nossa parte a gente fez, o seu governador, o governador de Pernambuco, não fez". Em seguida, foi ovacionado pelo público. Pouco depois, o ministro continuou: "O Governo do Estado não tem feito sua parte. Recebeu o recurso, R$ 17 milhões para fazer as adutoras, e não tem feito. Por isso, (vice-)prefeito, que a água que veio de Cabrobó chegou em Salgueiro, mas a água de Salgueiro não chega em Salgueiro, entendeu? Ou tem que desenhar?".

Na sequência, Roberto Marinho também fez críticas à gestão estadual: "O presidente da República não pode intervir na Compesa. Ele não pode buscar água aqui e entregar à companhia de saneamento e águas do Estado de Pernambuco. Nós temos um convênio de R$ 17 milhões de recursos na conta do Governo do Estado desde o ano passado para que as pequenas adutoras ao longo do canal possam ser feitas. Esse dinheiro não foi gasto um centavo".

O JC entrou em contato com a Compesa para obter um posicionamento oficial sobre o assunto, e assim que a resposta for enviada, a matéria será atualizada.

Visita de Bolsonaro a Salgueiro

O presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), visitou nesta terça-feira (8) a Estação de Bombeamento 3 (EBI-3), parte do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco, em Salgueiro, no Sertão de Pernambuco. A estrutura é composta por um conjunto de motobombas, válvulas e acessórios interligados capazes de garantir um volume contínuo de adução de água. No local, o presidente acionou bombas d'água.

A partir da estação, a água segue o trajeto por canais e reservatórios até o Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. Com a conclusão dos eixos Leste e Norte, as águas da transposição devem chegar ao Rio Grande do Norte nesta quarta (9).

Bolsonaro também inaugurou o Núcleo de Controle Operacional (NCO), área responsável por concentrar, processar e controlar as redes de Tecnologias de Informação, as estações de bombeamento, subestações, estruturas de controle e tomadas de água dos dois eixos do Projeto São Francisco (Norte e Leste). A instalação do Núcleo teve início em 2014 e foi concluída em maio de 2021.

Tags

Autor

Webstories

últimas

VER MAIS