Com o PSB há quase 16 anos à frente do Governo de Pernambuco, muitos questionam o que o pré-candidato a governador, o deputado Danilo Cabral, poderá mostrar durante a campanha como diferencial e inovador para poder ser eleito. Por ser um postulante que não é muito conhecido em todo o Estado, é possível observar que o socialista tem recorrido, em publicações nas suas redes sociais, as lembranças da época em que foi secretário das pastas de Educação, Cidades e Planejamento no governo Eduardo Campos.
“Entre tantos avanços que até hoje são referências na educação pública de Pernambuco, retomamos o ensino profissional com a construção de novas escolas técnicas. Hoje, já são mais de 50 espalhadas por todas as regiões, dando oportunidade de qualificação para nossos jovens”, pontuou o pré-candidato.
Outro ponto utilizado por Cabral, até mesmo dias antes de ser oficializado como o nome do PSB para suceder o governador Paulo Câmara, é atrelar esse passado em que esteve no Executivo estadual e municipal à época da gestão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele tem afirmado em seus discursos que estas eleições seria a hora de “devolver o Brasil aos brasileiros” e que "Pernambuco é Lula".
Se por um lado o pré-candidato Danilo Cabral terá que recorrer à memória dos pernambucanos para mostrar que possui certa experiência na administração pública, do outro lado a sua imagem já começa a estar ligada a ações mais recentes do Governo de Pernambuco. A partir da próxima terça-feira (15), Paulo Câmara retomará a agenda de eventos por todo o Estado, para lançar estas ações nos municípios e a presença do pré-candidato socialista é esperada nessa comitiva.
Nesta sexta-feira (11), o governador Paulo Câmara anunciou ações e investimentos previstos no Plano Retomada - tido como carro chefe para a conclusão de seu mandato, neste ano eleitoral. Em solenidade no Palácio do Campo das Princesas, o gestor assinou ordens de serviços, convênios e autorizações para abertura de licitações, contemplando 44 municípios do Estado, com um montante de R$ 298,6 milhões.
Entre as iniciativas anunciadas hoje estão projetos nas áreas de infraestrutura e recursos hídricos, com um pacote de obras voltadas para a requalificação da malha viária e ampliação do acesso a serviços de saneamento. Para a cientista política e professora da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (Facho), Priscila Lapa, apesar de Danilo Cabral poder aparentar ser um candidato "velho" diante do perfil das pré-candidaturas colocadas pela oposição, a exemplo do prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (União Brasil), e da prefeita de Caruaru, Raque Lyra (PSDB), que são de uma geração de novos políticos, sua experiência poderá contar a seu favor.
“Danilo é um candidato que faz o estilo da gestão, ao mesmo tempo ele tem bases políticas muito consolidadas, por isso que ele foi escolhido. Ele tem bases eleitorais muito consolidadas e numa área específica com a qual ele pode ser identificado, que é a educação. E isso por si só pode fazer esse link entre as bases consolidadas e essa questão da marca do PSB”, afirmou Lapa.
“Estamos promovendo o reencontro de Pernambuco com a fé no futuro”, disse Danilo Cabral, em um breve discurso durante a realização do anúncio das ações. Além dele, apenas o presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), o deputado estadual Eriberto Medeiros (PP), o presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), o ex-prefeito José Patriota (PSB), e o governador Paulo Câmara, tiveram a palavra.