Sem risco de perder o mandato, Luciana Santos e Isabella de Roldão devem disputar as eleições de 2022

De acordo com a legislação eleitoral, quem ocupa cargo de vice (vice-presidente, vice-governador e vice-prefeito) não precisa de desincompatibilizar para disputar as eleições a outros cargos
Mirella Araújo
Publicado em 08/04/2022 às 16:45
Luciana Santos e Paulo Câmara Foto: BERG ALVES/TV JORNAL


Para quem ocupa o cargo de vice, mas deseja disputar as eleições para outros cargos, não há risco de perder o mandato. Isso porque a legislação eleitoral não determina a desincompatibilização para os vices (vice-presidente, vice-governador e vice-prefeito), desde que nos seis meses anteriores ao pleito, não tenha sucedido ou substituído o titular do cargo. Sem esses empecilhos, a vice-governadora de Pernambuco Luciana Santos (PCdoB) e a vice-prefeita do Recife Isabella de Roldão (PDT) estão cotadas para pleitearem um mandato no Senado e na Câmara Federal.

Desde que seu nome foi apresentado pelo PCdoB, como um quadro a ser considerado na formação da chapa encabeçada pelo pré-candidato a governador Danilo Cabral, Luciana tem sido vista como uma forma de solucionar o imbróglio em torno dessa discussão. Alas do PT e PCdoB não veem com bons olhos a possibilidade de indicação do deputado federal André de Paula (PSD), diante do seu histórico de votação alinhado com o as pautas do governo Bolsonaro.

Indicar Luciana seria uma forma de minimizar as resistências em torno dos nomes do deputado federal Carlos Veras e da deputada estadual Teresa Leitão, que estão sendo analisados pelo PT de Pernambuco após a recusa da deputada federal Marília Arraes, que saiu do partido para ingressar ao Solidariedade e lançar candidatura própria ao governo.

“Acho que nessa eleição já está evidente que ela será polarizada. Uma eleição que de um lado você tem uma agenda bolsonarista e do outro, um resgate do ciclo político exitoso sobre a liderança de Lula. Então a chapa ela precisa refletir essa identidade, esse é o principal vetor da disputa”, afirmou Luciana Santos, ao JC.

Essa identidade, segundo a presidente nacional do PCdoB, também passa pela retomada da relação entre o PT e o PSB, que já protagonizaram disputas recentes em Pernambuco - na última eleição municipal de 2020, os dois partidos foram para o segundo turno, e o candidato socialista João Campos acabou derrotando a candidata petista Marília Arraes.

Questionada se há previsão de quando os nomes para a chapa serão apresentados, Luciana Santos relembra que historicamente a composição completa acontece “no último minuto da convenção”. “Mas acredito que essa decisão seja tomada antes. É claro que já temos um candidato a governador, mas é preciso, em evoluindo as discussões, antecipar o cenário por uma questão de estabilidade maior na disputa eleitoral”, justificou.

Caso o Senado não prospere, nessa equação da composição da chapa, não está descartado a possibilidade de Luciana vir a ser candidata a deputada federal.

PALANQUE

A dobradinha exitosa na formação da chapa municipal no Recife, com o prefeito João Campos e a vice-prefeita Isabella de Roldão (PDT), em 2020, era algo bastante defendido a nível estadual também pelos pedetistas para estas eleições, para cravar com mais robustez um palanque para o presidenciável Ciro Gomes no Estado.

Mas com a possibilidade cada vez mais distante de ocupar um cargo majoritário na chapa de Danilo Cabral, e com as chances cada vez mais remotas de formalizar uma federação partidária, o PDT tem centrado esforços para ampliar sua representatividade no parlamento.

Para somar a esse quadro, o presidente estadual e deputado federal Wolney Queiroz, havia convidado a vice-prefeita Isabella de Roldão para ser candidata a deputada federal. A resposta ainda não foi oficializada, já que há tempo até a convenção partidária para que ela decida se irá disputar ou não.

Procurada pela reportagem, a assessoria da vice-prefeita informou que ela não irá se pronunciar sobre esse tema. O dirigente pedetista Wolney Queiroz, também foi procurado, mas preferiu não comentar em respeito a um posicionamento que cabe a Isabella fazer.

Vice-presidente

Quem também não precisará sair do cargo para disputar as eleições é o vice-presidente da República, Hamilton Mourão. Ele deixou o PRTB para se filiar ao partido Republicanos, no início de março, e confirmou sua pré-candidatura ao Senado Federal pelo estado do Rio Grande Sul.

Na ocasião, Mourão também confirmou que seguirá apoiando a reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL). Também em março, Bolsonaro disse em entrevista à Jovem Pan que deseja ter um vice que “demonstre atuação, não para ajudar a ganhar a eleição, mas para ajudar a governo Brasil”. Em outro momento ele disse que gostaria de ter “um vice que não tenha ambições de assumir minha cadeira”.

 

TAGS
Isabella de Roldão Luciana Santos Hamilton Mourão
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory