Eleições 2022

Danilo volta a replicar João Campos e anuncia paridade de gênero em eventual governo

O pré-candidato a governador também falou sobre a ampliação da Delegacia da Mulher com unidades espalhadas em todas as regiões do Estado

Mirella Araújo
Cadastrado por
Mirella Araújo
Publicado em 20/05/2022 às 16:05
Marcus Mendes
PRIORIDADE Danilo disse que a defesa dos direitos das mulheres vai prevalecer no seu governo - FOTO: Marcus Mendes
Leitura:

Em ato político ao lado da pré-candidata ao Senado, a deputada estadual Teresa Leitão (PT), nesta sexta-feira (20), o pré-candidato a governador de Pernambuco, o deputado federal Danilo Cabral (PSB), assumiu o compromisso de implantar a paridade de gênero em nos cargos de liderança em um eventual governo. Ele também falou sobre a ampliação das delegacias especializadas no atendimento à mulher, em todas as regiões do Estado. 

De acordo com o parlamentar socialista, em Pernambuco, 175 dos 184 municípios têm organismos, como coordenadorias, voltados para políticas públicas que dialogam com as mulheres, mas secretarias são poucas. "Se queremos mostrar que a defesa dos direitos das mulheres é prioridade, é preciso termos o mesmo nível de equiparação das outras políticas públicas", defendeu. E acrescentou: "Nós precisamos forjar políticas públicas, nós precisamos colocar sim, dentro do Estado brasileiro, a equiparação".

Ao citar exemplos, Danilo Cabral lembrou que o prefeito do Recife João Campos (PSB), foi o primeiro a formar seu secretariado com paridade de gênero. "Precisamos lembrar que foi o governo da Frente Popular que criou a Secretaria da Mulher no estado e nós queremos avançar na promoção dos direitos das mulheres, nas políticas públicas de gênero", disse. 

A deputada Teresa Leitão também falou sobre a importância das ações que envolvem a política de gênero. "Esse projeto não sinaliza no vazio, porque somos maioria da população, porque nossas pautas são hoje estruturantes da democracia, da inclusão social ou para agradar. Foi esse conjunto que implementou a Secretaria das Mulheres, afirmando nosso lugar político na construção do estado", cravou.

VIOLÊNCIA CONTRA MULHER

O pré-candidato a governador Danilo Cabral, falou sobre o projeto de ampliar as delegacias da Mulher em todas as regiões do Estado. Atualmente, Pernambuco conta com 11 delegacias especializadas para atendimento à mulher, mas apenas uma funciona 24 horas por dia. A unidade fica no bairro de Santo Amaro, na área central do Recife. Além disso, há quatro unidades em construção, nos municípios de Salgueiro, Arcoverde, Palmares e Olinda. 

Segundo a secretaria de Defesa Social (SDS), 86 casos de feminicídio foram contabilizados em Pernambuco no ano de 2021. Já em 2020, foram 75. O aumento foi de 14,6% - uma média de uma morte violenta a cada quatro dias.

Ao mesmo tempo em que esse tipo de crime cresceu, as denúncias de violência doméstica caíram nas delegacias da Polícia Civil. O ano de 2021 terminou com 40.846 queixas de mulheres - uma queda de 1,84% em relação às 41.612 denúncias registradas em 2020.

O deputado federal explicou que o critério para a implantação das novas delegacias, além da distribuição geográfica, levará em consideração os índices de violência contra as mulheres. "Enfrentamos um feminicídio a cada 7h e um estupro a cada 10 minutos no Brasil. Isso mostra a perversidade da violência em relação às mulheres. Cabe a nós enquanto agente político, estruturar políticas que respondam a esse desafio", enfatizou.


Comentários

Últimas notícias