Reportagem da Revista Veja afirma que o governo do presidente Joe Biden, nos Estados Unidos, distribuiu um artigo alertando para a possibilidade de golpe do presidente Jair Bolsonaro (PL).
O artigo do ex-diplomata Scott Hamilton foi publicado no dia 29 de abril no jornal "O Globo" e defende que o governo Biden norte-americano alerte o brasileiro sobre consequências diplomáticas e sanções comerciais caso não aceite o resultado da eleição deste ano.
O departamento de Estado americano já teria dado aval ao texto.
Na última semana, a agência de notícias Reuters informou que o diretor da CIA (Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos) disse a autoridades de alto escalão do Brasil que Bolsonaro deveria parar de questionar o sistema eleitoral do país.
Os comentários do diretor da agência, William Burns, que ainda não haviam sido levados a público, foram feitos em uma reunião a portas fechadas em julho, segundo duas pessoas com conhecimento do assunto.
Eleições
Bolsonaro tem lançado dúvidas sobre a lisura do processo eleitoral e, em discurso no Palácio do Planalto, em Brasília, chegou a sugerir que as Forças Armadas façam uma "contagem paralela" de votos nas eleições.
Segundo a revista Veja, cópias do artigo de Hamilton foram distribuídas por diplomatas americanos a executivos de multinacionais com negócios no Brasil.
Um deles teria, inclusive, dito que compreendeu o recado do EUA e que a possível contestação de Bolsonaro, aos moldes do que Donald Trump fez nas eleições americanas, tornaria o Brasil "numa nova Rússia, com os investidores fugindo às pressas para evitar sofrerem sanções".
Confira o artigo clicando aqui!