COMBATE À VIOLÊNCIA

SABATINA UOL: Jones Manoel afirma que o programa 'Pacto pela Vida está falido''

Para o candidato do Partido Comunista Brasileiro, prender só aumenta a violência

Imagem do autor
Cadastrado por

Filipe Farias

Publicado em 09/06/2022 às 21:12
Notícia
X

Com Pernambuco sendo considerado um dos Estados mais violentos do País, o próximo governador terá como missão diminuir o índice de criminalidade. Em participação da sabatina UOL, nesta quinta-feira (9), o pré-candidato ao governo do Estado, Jones Manoel (PCB), não poupou críticas a falta de segurança pública que tanto aterroriza os pernambucanos.

"O Pacto pela Vida está falido. O programa que foi vitrine do PSB por muitos anos não conseguiu reduzir a violência no Estado, mas só provocou super lotação carcerária. Os presídios de Pernambuco estão seguindo a tendência do Brasil, pois todos violam a legislação brasileira", declarou Jones Manoel.

No complemento do raciocínio, o pré-candidato do Partido Comunista Brasileiro falou dos desafios para combater a violência em Pernambuco, a começar com a própria violência policial. "A primeira coisa que a gente quer é reduzir a violência no Estado. Um debate fundamental é sobre as câmeras nos uniformes dos policiais militares. E, alguns candidatos, defendendo à violência policial, já se colocaram contra, como é o caso de Miguel Coelho, que faz um discurso reacionário, pro-violência policial. Como queremos reduzir a violência policial, somos a favor de colocar câmera nos uniformes policiais. É fundamental reduzir a letalidade policial, como aconteceu no caso em Porto de Galinhas, que uma criança assassinada na Comunidade Salinas... Toda família e moradores da comunidade falaram que foi polícia que matou. Isso não pode acontecer mais", disparou Jones.

As críticas a falta de investimento em segurança pública também chegou à Polícia Civil e IML. "É preciso que a polícia tenha a capacidade de investigação real, porque a polícia no Brasil é praticamente de repressão, mas a resolução de homicídios é baixa. O IML está caindo aos pedaços. A Polícia Civil não tem capacidade investigativa, o IML está abandonado. Não temos política de inteligência e de prevenção de criminalidade de verdade", opinou o pré-candidato.

DESENCARCERAR

Ainda sobre o aumento dos índices de criminalidade no Estado, Jones Manoel acredita que a justiça criminal precisa rever os processos de carcerização. "Prender aumenta a violência. Aumentar o número de policiais, aumenta a violência. No nosso governo não vamos construir mais presídios. A gente vai desencarcerar. Tem pessoas que são encarceradas porque foram pegas com papelotes de maconha e nunca cometeu um crime violento na vida. Então, quando ela entra no presídio, acaba sendo socializado no ambiente de violência. Como muita gente diz, o presídio é a escola do crime. Quem foi pego com um papelote de maconha não pode ser preso e encarcerado, para não virar num criminoso perigoso. Trabalhamos com a perspectiva de desencarceramento... Defender mutirões ao acesso à justiça, pois é muito comum pessoas encarceradas, que já pagaram suas penas e ainda estão lá dentro (do presídio)", alegou Jones Manoel.

Violência contra a mulher

O pré-candidato do PCB também mencionou que uma das prioridades de sua chapa é o combate a violência contra a mulher. "Queremos reduzir os fatores estruturais que gera violência no Estado e reduzir diversas tipos de violência, como é o caso da violência contra a mulher. O feminicídio está crescendo bastante em Pernambuco. O governo do PSB trata como política de combate à violência contra mulher apenas abrir delegacias da mulher. Mas isso é muito pouco e insuficiente. É a ponta dessa política e nem diria que é a mais importante. Tem uma série de políticas estruturais de combate a desigualdade que são mais importantes", ponderou Jones. 

Também já participaram da sabatina UOL a pré-candidato Marília Arraes (Solidariedade)Miguel Coelho (União Brasil), Danilo Cabral (PSB)Raquel Lyra (PSDB).

Sabatina UOL

  • 10/06 - 10h - Anderson Ferreira (PL)
  • 10/06 - 16h - João Arnaldo (PSOL)

Tags

Autor