TRAGÉDIA

SABATINA UOL: 'O governo do PSB nunca fez uma política de moradia popular', diz Jones Manoel

O pré-candidato a governador de Pernambuco, Jones Manoel (PCB), afirma que a tragédia provocada pelas chuvas poderia ter sido evitada com se o Estado tivesse uma política social de moradia

Filipe Farias
Cadastrado por
Filipe Farias
Publicado em 09/06/2022 às 19:25
RENNAN PEIXE/DIVULGAÇÃO
PCB Pré-candidato disse que o programa 'Pacto pela Vida está falido' - FOTO: RENNAN PEIXE/DIVULGAÇÃO
Leitura:

O pré-candidato a governador de Pernambuco Jones Manoel (PCB) participou na tarde desta quinta-feira (9) da sabatina UOL, que contou com os jornalistas Diego Sarza, José Matheus Santos e Carlos Madeiro. Durante a entrevista, o comunista foi questionado sobre a tragédia que aconteceu no Estado, com 129 mortes decorrentes das fortes chuvas nas últimas duas semanas, além 119.523 desalojados e 9.134 desabrigados. E, para ele, tudo aconteceu pela falta de política de prevenção de tragédia por parte do governo atual.

"A última vez que Recife teve uma política de prevenção de tragédia foi na prefeitura de João Paulo, com o programa 'guarda-chuva'. Não se tratou de uma tragédia natural, pois na prefeitura de João Paulo foram quase oito anos sem nenhuma morte no Recife, mesmo nas épocas de chuva. Isso só aconteceu porque ele investiu em prevenção. Através do programa 'guarda-chuva', oferecendo moradia popular, construção de muro de arrimo, manutenção escadarias, micro e macro drenagem, medidas emergenciais, colocando lonas nos morros, além de melhora do saneamento básico. Depois que ele saiu da prefeitura, João da Costa não deu continuidade como deveria ao programa 'guarda-chuva' e, quando Geraldo Júlio assumiu, o programa foi desmontado", destacou o Jones Manoel.

Ainda de acordo com o pré-candidato do Partido Comunista Brasileiro, os governos do PSB deram as costas para os mais necessitados e que moram nos morros e em áreas de risco. "Não se trata de tragédia natural quando se tem uma política proposital de não investir em saneamento básico, de prevenção de tragédias e moradias populares. A principal marca do PSB foi acabar com a política de moradia popular exitosa de João Paulo. Na Região Metropolitana de Pernambuco apenas 30% da população tem acesso a saneamento básico. O governo do PSB nunca fez uma política de moradia popular, pois se acomodou com o Minha Casa Minha Vida", disparou Jones.

SEM APOIO DO GOVERNO FEDERAL

Para que tais ações sejam executadas, Jones Manoel reconhece que o governador e o prefeito dependem bastante do apoio das verbas federais. Porém, o pré-candidato do Partido Comunista Brasileiro fez questão de ressaltar que os políticos do PSB foram favoráveis ao impeachment da presidenta Dilma Rousseff, inclusive, o pré-candidato Danilo Cabral.

"É claro que para acontecer essa reforma urbana depende muito do governo federal. E, desde governo Michel Temer, teve uma desidratação de orçamento... Um rebaixamento e corte sistemático de orçamento de prevenção de tragédias. Mas Temer só subiu ao governo do País com o apoio do PSB, que apoiou o golpe em 2016, e Danilo Cabral foi lá, pessoalmente, e votou a favor do golpe", lembrou Jones Manoel. 

Também já participaram da sabatina UOL a pré-candidato Marília Arraes (Solidariedade)Miguel Coelho (União Brasil), Danilo Cabral (PSB)Raquel Lyra (PSDB).

Sabatina UOL

  • 10/06 - 10h - Anderson Ferreira (PL)
  • 10/06 - 16h - João Arnaldo (PSOL)

Comentários

Últimas notícias