O pré-candidato a presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) indicou, nesta sexta-feira (1º), que não deve tentar a reeleição em 2026, caso seja eleito neste ano.
Aos 76 anos, o petista concedeu entrevista à Rádio Metrópole FM, da Bahia, e disse que seu objetivo é “recuperar o país” nos próximos quatro anos.
“Penso em governar esse país por quatro anos e deixar o país ‘tinindo’, para que o povo brasileiro recupere definitivamente o bem-estar social, a alegria, o prazer de viver, o prazer de ser baiano, o prazer de ser brasileiro. É isso que eu quero deixar. Então eu tenho quatro anos da minha para dedicar a cuidar desse povo”, disse Lula. “Quando for 31 de dezembro de 2026, esse país estará de bem para a gente entregar esse país para outra pessoa governar”, completou o petista.
Na Bahia, Lula vai participar de um jantar político à noite e, no sábado, marcará presença na comemoração do 2 de Julho, feriado no qual os baianos comemoram a independência de Portugal.
“Só tenho quatro anos para tentar montar um time para que a gente possa fazer com que esse país volte à normalidade e esse povo possa viver com muita tranquilidade como Deus quer que a gente viva. Daqui quatro anos a gente vai ter gente nova disputando as eleições, gente nova sendo candidata a presidente”, disse Lula.
Pesquisa Datafolha
Pesquisa do Datafolha divulgada nesta semana mostra Lula com 19 pontos de vantagem sobre o presidente Jair Bolsonaro (PL), com 47% das intenções de voto no primeiro turno. Bolsonaro tem 28%.
Em terceiro apareceu Ciro Gomes (PDT), com 8%. Os outros candidatos estão embolados, empatados tecnicamente, com porcentagens em torno de 2%.