O governador de Pernambuco Paulo Câmara assinou, nesta terça-feira (12), o acordo de cooperação com o Comando Militar do Nordeste (CMNE), para viabilizar e efetivar a construção da nova Escola de Formação e Graduação de Sargentos de Carreira do Exército e do Complexo Militar no Estado. O documento estabelece as condições, as metas e os prazos para a colaboração mútua entre a União e o Estado, tendo vigência de cinco anos, podendo ser prorrogado.
“Temos um calendário para cumprir, tanto em responsabilidade e ações por parte do Governo do Estado, como também do Exército Brasileiro, mas tudo dentro do cronograma que foi idealizado lá atrás. Teremos, em um futuro próximo, a escola implantada em Pernambuco, sendo uma importante contribuição para o desenvolvimento da nossa região”, destacou Paulo Câmara.
- Em Pernambuco, presidente Jair Bolsonaro lança "pedra fundamental" da nova Escola de Sargentos
- Onde será, como estudar e vagas de emprego: saiba tudo sobre a nova Escola de Sargentos em Pernambuco
- MPF quer acompanhar 'impactos ambientais' da nova Escola de Sargentos de Pernambuco
- Governo do Estado licita obra para instalação da nova Escola de Sargentos do Exército
O comandante do CMNE, general de Exército Richard Fernandez Nunes, ressaltou que cada passo dado representa a concretização de um sonho que está prestes a se realizar. “Esse acordo de cooperação era fundamental e só ratifica o protocolo que já havia sido assinado em março. Temos ainda, até o final do ano, algumas etapas a vencer de modo que o nosso calendário possa ser cumprido”, concluiu o general.
INVESTIMENTO
O Governo de Pernambuco se comprometeu a investir mais de R$ 320 milhões em obras de infraestrutura no entorno da área onde será instalada a Escola de Sargentos e o Complexo Militar do Exército, localizado entre os municípios de Abreu e Lima, Araçoiaba e Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife.
A unidade vai concentrar cerca de 10 mil pessoas, entre alunos, professores, pessoal de apoio e familiares. No início de julho, o Governo do Estado abriu uma licitação, realizada pela Compesa, para instalar o sistema de abastecimento de água da nova Escola de Sargentos. A abertura das propostas, das empresas interessadas, está marcada para 28 de julho.
Também participaram da solenidade o secretário estadual de Planejamento e Gestão, Alexandre Rebêlo; o chefe da Casa Militar, coronel Carlos José; o executivo de Relações Internacionais, Gilberto Freyre Neto; além de assessores do Comando Militar do Nordeste.