A Câmara Municipal de Olinda, na Região Metropolitana do Recife, aprovou, nesta terça-feira (19), a proposta de homenagem ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
A homenagem foi proposta pelo vereador Vinicius Castello, do PT, que anunciou a aprovação nas redes sociais.
Com a aprovação, a Câmara de Olinda concede a Lula -que é pré-candidato a presidente nas eleições deste ano - a Medalha de Mérito Aloísio Magalhães, considerada a maior honraria da Casa Bernardo Vieira de Melo.
De acordo com Vinicius Castello , a matéria foi aprovada com 13 votos favoráveis. Ao todo, a Câmara de Olinda conta com 17 vereadores.
O vereador disse homenagear Lula "por toda sua trajetória em defesa da democracia e sua contribuição para o povo olindense, nordestino e brasileiro no combate à fome e pelos avanços sociais alcançados em seus mandatos presidenciais."
Lula em Pernambuco
O ex-presidente Lula estará em Pernambuco na quarta e quinta-feira, quando participa de atos públicos em Serra Talhada, Garanhuns e Recife.
Na capital, o evento acontecerá na quinta, 21, a partir das 17h no Classic Hall. Inicialmente, o ato estava agendado para a Praça do Carmo, mas foi remanejado. A assessoria do petista alegou a previsão de chuva como motivo.
Recife
No início deste mês, a Câmara Municipal do Recife decidiu rejeitar a proposta de homenagear a primeira-dama do Brasil, Michelle Bolsonaro, com a medalha de mérito Olegária Mariano. Foram 16 votos contrários à homenagem e nove favoráveis.
Estava prevista, também, a votação para conceder a medalha José Mariano, maior honraria da casa, ao presidente Jair Bolsonaro, mas esta não chegou a ser votada. A solicitação havia sido retirada da pauta pelo seu autor, o vereador Dilson Batista, na noite anterior.