Eleições 2022

Campanha eleitoral começa de vez nesta terça-feira; veja todos os candidatos ao Governo de Pernambuco

Primeiro turno será realizado no dia 2 de outubro, quando os eleitores vão às urnas para eleger o presidente da República, governadores, senadores, deputados federais e estaduais

Renata Monteiro
Cadastrado por
Renata Monteiro
Publicado em 15/08/2022 às 22:00 | Atualizado em 16/08/2022 às 13:25
MOSAICO COM IMAGENS DE DIVULGAÇÃO
GOVERNO Pernambuco conta com disputa acirrada e inédita ao Palácio do Campo das Princesas - FOTO: MOSAICO COM IMAGENS DE DIVULGAÇÃO
Leitura:

A campanha eleitoral para o pleito deste ano começa, oficialmente, nesta terça-feira, 16 de agosto. Em Pernambuco, de acordo com o registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 11 candidatos irão disputar o Governo do Estado. A partir desta terça, eles poderão divulgar as propostas e tentar conquistar votos através da internet, alto-falantes, carreatas, passeatas ou caminhadas, por exemplo.

No dia 26, tem início o horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão, que segue até 30 de setembro. A legislação proíbe a propaganda eleitoral por meio de telemarketing em qualquer horário, e também o disparo em massa de mensagens instantâneas sem anuência do destinatário.

Outra norma da campanha não permite a distribuição de brindes como camisetas, chaveiros, bonés, canetas, ou outras vantagens, como doação de cestas básicas ao eleitor.

De acordo com o agregador de pesquisas eleitorais JC/ODDSPOINTER, a deputada federal Marília Arraes (Solidariedade) já larga na dianteira nesta campanha, acumulando 31,1% da preferência do eleitorado, conforme a mais recente análise da plataforma. A candidata a governadora terá os deputados federais Sebastião Oliveira (Avante) na posição de postulante a vice-governador, e André de Paula (PSD) brigando por uma cadeira no Senado.

Além de Solidariedade, Avante e PSD, a coligação que dá sustentação à candidatura da parlamentar conta oficialmente com o apoio dos partidos Agir, PMN e Pros.

A avaliação das pesquisas de intenção de voto para governador de Pernambuco também mostra a ex-prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), na segunda colocação da corrida eleitoral, com 12,8% das menções, não muito distante do terceiro e do quarto colocados.

Raquel escolheu a deputada estadual Priscila Krause (Cidadania) para vice, e o ex-deputado federal Guilherme Coelho (PSDB) para a vaga do Senado na sua chapa. Sua coligação conta com a federação PSDB e Cidadania, mas o PRTB desistiu de ter candidato a governador e declarou apoio à tucana. O partido terá, inclusive, um candidato independente ao Senado, Esteves Jacinto.

Praticamente empatados no levantamento estão Anderson Ferreira (PL), com 9,5%, e Miguel Coelho (União Brasil), com 9,4% das menções do eleitorado. O aliado do presidente Jair Bolsonaro (PL) chega ao início da campanha em uma chapa puro-sangue, ao lado da advogada Izabel Urquiza (PL) e abraçando a candidatura do ex-ministro Gilson Machado Neto (PL) para a Casa Alta.

Apesar de também dividir a majoritária apenas com candidatos do União Brasil, Alessandra Vieira na vice e Carlos Andrade Lima na vaga de senador, Miguel Coelho conseguiu reunir outras siglas em torno do seu projeto de governo: Podemos, PSC e Patriota.

Entre as candidaturas mais competitivas do pleito deste ano, a de Danilo Cabral (PSB), postulante apoiado pelo governador Paulo Câmara (PSB), é a que está pior posicionada dentro do agregador JC/ODDSPOINTER, com 6,1% das menções.

Os socialistas apostam que a recuperação do candidato acontecerá durante a campanha e, principalmente, quando o guia de rádio de TV começar, já que parte da população ainda desconhece o fato de que o ex-presidente Lula (PT) - com 60% das intenções de voto no Nordeste - apoia essa postulação.

A vice-governadora Luciana Santos (PCdoB) disputará a reeleição na chapa de Danilo e a deputada estadual Teresa Leitão (PT), o Senado. PV, Republicanos, MDB, PDT e PP também estão na Frente Popular de Pernambuco este ano.

Outros seis candidatos irão às urnas em 2 de outubro pelo Palácio do Campo das Princesas: Cláudia Ribeiro (PSTU), Jadilson Bombeiro (PMB), João Arnaldo (PSOL), Jones Manoel (PCB), Pastor Wellington (PTB) e Ubiracy Olímpio (PCO).

Propaganda de TV e rádio

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as propagandas relativas ao pleito deste ano devem ser exibidas por todas as emissoras nos 35 dias que antecedem a antevéspera do primeiro turno, de acordo com o horário de Brasília.

"Os horários reservados à propaganda serão distribuídos pelos órgãos da Justiça Eleitoral a partidos, federações e coligações de acordo com os critérios listados a seguir: 90% divididos proporcionalmente ao número de parlamentares na Câmara dos Deputados e 10% divididos igualitariamente. Se algum partido ou federação deixar de concorrer definitivamente às eleições proporcionais em qualquer etapa do pleito, o tempo a eles destinado será distribuído aos remanescentes", explica o TSE.

A pedido do JC, o economista Maurício Costa Romão realizou esse cálculo, com base nos critérios estabelecidos pela legislação eleitoral em vigor. Danilo Cabral, terá o maior tempo de rádio e TV entre os postulantes a governador em Pernambuco, com 4 minutos e 16 segundos. 

Miguel Coelho, do União Brasil, será o segundo candidato a governador de Pernambuco com o maior tempo de rádio e TV, 2 minutos e 20 segundos. 

Últimas notícias