Em entrevista à Rádio Grande Rio, de Petrolina, na manhã desta quinta-feira (18), a candidata a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), se comprometeu a criar um grande programa de requalificação das estradas do Estado e duplicar a BR-232 até Arcoverde, no Sertão.
"O retrato das rodovias é resultado de um governo que não buscou garantir a infraestrutura adequada, nas estradas, na água e no saneamento para fazer o nosso estado um lugar bom para se viver", disse a tucana, na ocasião. "Vamos cuidar, inclusive, das vias que ligam os perímetros irrigados do Sertão do São Francisco, que têm estradas deterioradas, não só impedindo a população ao fluxo adequado, mas prejudicando a produção de uva e manga, e, com isso, garantir que os produtos sejam expandidos", completou.
Na entrevista, Raquel também defendeu investimentos em saúde, disse que quer construir cinco maternidades no Estado e criar 60 mil novas vagas em creches.
- Raquel Lyra dá pontapé inicial na campanha ao Governo de Pernambuco com grande caminhada em Caruaru
- 'Eu estou pronta pra ser governadora de Pernambuco', diz Raquel Lyra na abertura da sua campanha
- Ex-delegada, Raquel Lyra se compromete a reduzir violência em Pernambuco: 'quem vai liderar a segurança pública sou eu'
- 'Todo mundo sente falta do tempo de Eduardo (Campos)', diz Raquel Lyra, opositora do partido do ex-governador
A candidata também visitou hoje o Alto José do Pinho, na Zona Norte do Recife, onde ouviu diversas queixas sobre falta d'água na região. A deputada estadual Priscila Krause (CID), candidata a vice na sua chapa, também participou da visita.
Conforme informações divulgadas na mais recente atualização do agregador JC/ODDSPOINTER de pesquisas eleitorais, Raquel Lyra possui a preferência de 12,1% do eleitorado pernambucano, e disputa o segundo lugar na disputa com Anderson Ferreira (PL), que tem 10,5% das menções, e Miguel Coelho (UB), que acumula 9,5%. Marília Arraes (SD) lidera até o momento, com 31,8% das intenções de voto.
Redução de impostos
Durante reunião com representantes do Sindcombustíveis na quarta-feira (17), Raquel garantiu que se for eleita no próximo mês de outubro, irá reduzir impostos como o IPVA e o ICMS, inclusive na conta de luz e nos combustíveis.
Na última semana, após fazer promessa semelhante, o candidato apoiado pelo governador Paulo Câmara (PSB), Danilo Cabral (PSB), foi duramente criticado por seus adversários, que consideraram a proposta "eleitoreira". O argumento usado é de que como o PSB está há quase 16 anos no poder e não colocou isso em prática, não faria sentido Danilo prometer isso agora.
Raquel, porém, propôs a realização de um processo de modernização tributária em Pernambuco. "O pernambucano paga a maior carga tributária do Nordeste brasileiro. O pernambucano desembolsa, em média, R$ 1.300 por ano para o Governo do Estado, enquanto no Ceará a conta é de R$ 800. E o pior é que isso não volta em mais saúde, mais segurança, mais infraestrutura. E torna Pernambuco um dos piores estados para se empreender no Brasil", disse a tucana.
Na reunião, Raquel foi recebida pelo presidente do Sindcombustíveis, Alfredo Pinheiro, e por associados, que falaram das imensas dificuldades enfrentadas pelo setor, que gera 30 mil empregos diretos em Pernambuco.
Entre as queixas do grupo estão a alta carga tributária, a péssima condição das estradas e a insegurança que atinge a quem empreende e à população em geral.
O representante do setor lembrou que o atual valor da alíquota do etanol – hoje em 18%, equivalente à gasolina – provoca a perda de competitividade do produto. "A gente vem apoiando toda e qualquer medida que venha para a baixa dos combustíveis", declarou Pinheiro.
Na ocasião, o deputado federal Daniel Coelho (CID) lembrou a proposta de Danilo e disse que o candidato a governador é incoerente. "Paulo Câmara é o maior cobrador de impostos. Basta ver o quanto o Governo de Pernambuco resistiu em baixar o preço do combustível, não respeitando a legislação. E agora vem o candidato do PSB dizer que vai reduzir imposto. Não cola", cravou o parlamentar.
Priscila Krause, por sua vez, afirmou que Pernambuco tem, hoje, um governador que não lidera e só pensa em arrecadar. "Raquel lidera, entrega resultados e apoia quem empreende", garantiu.
Comentários