Candidato à Presidência da República, Ciro Gomes (PDT) afirma que o programa de renda mínima proposto no seu Plano de Governo será de R$ 1 mil por família beneficiada. Dessa forma, a equipe do pedetista prevê que aproximadamente 60 milhões de pessoas.
Dessa forma, o custo previsto para o programa, batizado de Programa de Renda Mínima Eduardo Suplicy, em homenagem ao vereador, que é um dos fundadores do PT e batalha para incluir a iniciativa de renda básica universal no plano de governo também de Lula.
Para financiar a iniciativa, Ciro Gomes pretende juntar valores do Seguro Desemprego, no Benefício de Prestação Continuada e no Auxílio Brasil. Além disso, afirma que vai tributar grandes fortunas de 0,5% sobre patrimônios superiores a R$ 20 milhões.
“Minha ideia é que nós façamos esse aumento para financiar uma redução da carga tributária incidente sobre os mais pobres e a classe média, especialmente a tributação indireta do consumo”, afirmou Ciro Gomes.
Dessa forma, ele defende a inclusão da medida na Constituição, para garantir que a renda mínima chegue às famílias carentes.