A pesquisa eleitoral BTG/FSB para a Presidência da República, divulgada nesta segunda-feira (15), aponta um novo crescimento de Lula (PT), que apresentou queda significativa no último levantamento, divulgado no início do mês. O presidente Jair Bolsonaro (PL) não chegou a oscilar, mantendo sua pontuação.
No levantamento, Lula atingiu 45% de intenção de voto. Trata-se de um crescimento de quatro pontos percentuais com relação à pesquisa do dia 8. Antes, no levantamento divulgado em julho, o ex-presidente tinha 44%.
Jair Bolsonaro, que tenta a reeleição, tem 34% de intenção de voto, mesma pontuação da pesquisa anterior. No final de julho, o atual presidente tinha 31%. A terceira via, por sua vez, segue sem perspectiva de crescimento.
Veja os números da pesquisa eleitoral, no cenário estimulado:
- Lula (PT): 45%
- Bolsonaro (PL): 34%
- Ciro Gomes (PDT): 8%
- Simone Tebet (MDB): 2%
- Outros: 2%
- Branco, nulo ou nenhum: 6%
- Não sabe ou não respondeu: 2%
Pablo Marçal (PROS), José Maria Eymael (DC), Vera Lúcia (PSTU), Felipe D'Ávila (Novo), Sofia Manzano (PCB), Soraya Thronicke (UB), Leonardo Péricles (UP) e Roberto Jefferson (PTB) não somam 2% de intenção de voto.
Com o novo crescimento, Lula tem 49,45% dos votos válidos. Levando-se em consideração a margem de erro de dois pontos percentuais, o petista volta a ter chances de vitória no primeiro turno.
Mais informações sobre a pesquisa eleitoral FSB/BTG para presidente
Trata-se de pesquisa quantitativa realizada pelo Instituto FSB Pesquisa, por telefone (via CATI), entre os dias 12 e 14 de agosto de 2022. De acordo com os organizadores, foram entrevistados 2.000 eleitores.
A margem de erro é de 2 pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob numeração BR-00603/2022.
- Agregador de pesquisas JC/ODDSPOINTER: corrida eleitoral em Pernambuco segue aberta, mas com Marília Arraes na liderança
- Agregador de pesquisas: Lula atinge 60% das intenções de voto no Nordeste e mantém vantagem sobre Bolsonaro
- Agregador JC/ODDSPOINTER: Marília Arraes tem 42% de chance de chegar ao 2º turno em 1º lugar
Agregador de pesquisas JC
O agregador JC/ODDSPOINTER divulgou, nesta quinta-feira (11), os resultados de mais uma análise dos levantamentos realizados pela plataforma com base em pesquisas de intenção de voto focadas em Pernambuco e no Nordeste feitas e publicadas nos últimos dias.