ELEIÇÕES 2022

PESQUISA DATAFOLHA: veja como intenções de voto em Ciro e Tebet impactam os planos de Lula e Bolsonaro

Última pesquisa Datafolha foi divulgada nessa quinta-feira (1º). Foram ouvidas 5.734 pessoas

Cadastrado por

Katarina Moraes

Publicado em 02/09/2022 às 9:33 | Atualizado em 02/09/2022 às 10:51
Ciro Gomes, Lula, Jair Bolsonaro e Simone Tebet são os principais nomes na disputa pela presidência do Brasil, veja números de novo Datafolha - REPRODUÇÃO

A última pesquisa Datafolha, divulgada nessa quinta-feira (1º), mostrou como os planos dos candidatos à presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) têm sido impactados pela "terceira via". Isso porque o aumento das intenções de voto em Ciro Gomes (PDT) e em Simone Tebet (MDB) dificulta os planos de ambos de vencer no primeiro turno.



O petista se mantém em primeiro lugar, com 45% das intenções de voto para as eleições de 2022, 13 pontos a mais que o presidente Jair Bolsonaro (PL), que marca 32%. Em agosto, julho e junho, Lula pontuou 47% - uma diferença que é considerada a margem de erro da pesquisa. Em junho, 48%.

Bolsonaro se manteve estável na última pesquisa, pontuando o mesmo que em agosto. Em maio, tinha 27%, cresceu para 28% em junho e para 29% em julho.

Mesmo sem o crescimento de Bolsonaro, o de Ciro e Tebet podem levar a eleição a um segundo turno. Assim o presidente ganha tempo para buscar melhorar o desemprenho, como avaliou a pesquisadora da FGV/EESP Lara Mesquita, ao UOL. "A pesquisa, à primeira vista, é ruim para o Bolsonaro.

Agora, todo mundo já está com R$ 600 do Auxílio Brasil, a gasolina já caiu, o governo está propagandeando os bons resultados da economia, queda do desemprego, controle da inflação, então não subir é uma notícia ruim para o governo Bolsonaro. Por outro lado, a ida para o 2º turno dá mais um tempinho para o Bolsonaro tentar mudar esse quadro", afirmou.

Ciro e Tebet foram os únicos a crescer entre agosto e setembro. O pedetista oscilou dois pontos para cima. Ele tinha 7% em maio, subiu para 8% em junho e se manteve estável em julho.

Enquanto isso, Tebet subiu três pontos percentuais - sendo a única dos quatro candidatos a variar para além da margem de erro. Em maio, a senadora possuía apenas 2% das intenções de voto, desceu para 1% em junho e voltou para 2% em julho.

Última pesquisa Datafolha

O levantamento foi contratado pela Folha e pela TV Globo e ouviu 5.734 pessoas em 285 cidades. Ele foi registrado com o número BR-00433/2022 no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Os números podem ter sido influenciados pelo debate realizado no último domingo (28), já que os entrevistados foram ouvidos entre 26 de agosto ea 1º de setembro. No encontro promovido pela Band, UOL, Folha de S.Paulo e TV Cultura, Lula não foi bem avaliado, mesmo dentro da própria campanha, enquanto Tebet foi apontada como uma das melhores no encontro.


Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS