Com informações do Estadão Conteúdo
A nova pesquisa divulgada pelo Instituto Datafolha, nessa quinta-feira (1º), também avaliou qual candidato à presidente da República tem o maior índice de rejeição entre os entrevistados para o estudo.
De acordo com o levantamento, o presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato a reeleição, lidera a rejeição entre os eleitores, com 52%.
Já aqueles que não votariam de jeito nenhum no candidato do PT, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, chegam a 39%, aparecendo no ranking como o segundo postulante mais rejeitado.
- PESQUISA DATAFOLHA: veja como intenções de voto em Ciro e Tebet impactam os planos de Lula e Bolsonaro
- PESQUISA DATAFOLHA: Quem lidera voto evangélico e católico, Lula ou Bolsonaro?
- DATAFOLHA: Bolsonaro continua sofrendo com importante grupo e Lula tem 20 pontos de vantagem; confira
- PESQUISA DATAFOLHA LULA BOLSONARO: veja o candidato que lidera entre mulheres
Na pesquisa divulgada pelo Datafolha, no dia 18 de agosto, Bolsonaro tinha 51% de rejeição, e Lula, 37%. Ciro Gomes (PDT), aparece com 24% de rejeição - ele tinha 25% no último levantamento.
Vera Lúcia (PSTU), aparece com 15%, Felipe d'Avila (Novo) e Simone Tebet (MDB) e Léo Péricles (UP), os três com 14% cada, Soraya Thronicke (União Brasil) e Sofia Manzano (PCB), ambas com 13%, e Eymael (DC), com 12%.
O levantamento também conta com o nome de Roberto Jefferson (PTB), que teve seu registro de candidatura negado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta quinta, que é rejeitado por 20%.
Outros 3% não sabem, enquanto 1% não rejeita nenhum e 1% rejeita todos. Pablo Marçal (Pros) tem 14% de rejeição, mas sua candidatura foi retirada pelo partido e é alvo de disputa interna e na Justiça.
A pesquisa, contratada pela Folha de S. Paulo e pela TV Globo, ouviu 5.734 pessoas em 285 cidades do País de terça-feira (30) a quinta-feira.
A margem de erro é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-00433/2022.