A nova pesquisa eleitoral para presidente da República, realizada pelo Instituto Ipec (antigo Ibope), divulgada nesta segunda-feira (5), foi encomendado pela TV Globo.
De acordo com o levantamento, Lula (PT) está com 44% das intenções de voto, e o presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 31%.
Ciro Gomes (PDT) vem em seguida, com 8% das intenções. Simone Tebet (MDB) tem 4%. Ambos oscilaram um ponto para cima em relação à pesquisa anterior do Ipec e se mantiveram empatados no limite da margem de erro, de dois pontos percentuais para cima ou para baixo.
Felipe d'Avila continua com 1%. Soraya Thronicke (União Brasil) também aparece com 1%.
Os nomes de Constituinte Eymael (DC), Léo Péricles (UP), Pablo Marçal (PROS), Roberto Jefferson ( que não é mais candidato pelo PTB), Sofia Manzano (PCB) e Vera (PSTU) foram citados, mas não atingiram 1% das intenções de voto cada um.
A pesquisa ouviu 2.512 pessoas entre os dias 2 e 4 de setembro em 158 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE): BR-00922/2022.
Última pesquisa Ipec
Na última pesquisa do Ipec, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) liderava a disputa com 44% das intenções de voto. Já o presidente Jair Bolsonaro (PL), permanecia no segundo lugar, com 32%.
- IPEC e INSTITUTO LULA: TSE manda retirar do ar vídeos sobre mentira; confira
- TSE manda retirar vídeo com notícia falsa que liga Lula ao Ipec
- PESQUISA PARA PRESIDENTE 2022 IPEC: Que horas sai a IPEC? Pesquisa ex-Ibope sai hoje
- PESQUISA IPEC 2022: Bolsonaro ou Lula? Quem ganha mais nos dados estaduais?
- Pesquisa eleitoral Ipec para Governo de Pernambuco é divulgada nesta semana; saiba mais
Ainda segundo o levantamento, Ciro Gomes (PDT) tinha 7% e Simone Tebet (MDB) estava com 3% da intenções de voto. O candidato a presidente pelo partido Novo, Felipe D´Avila, estava com 1%.
Brancos e nulos somaram 7% e 6% não sabem ou não responderam. A pesquisa foi realizada entre os dias 26 e 28 de agosto e entrevistou 2000 eleitores presencialmente
Veja a disputa presidencial no Nordeste em tempo real pelo Agregador de pesquisas JC