Os eleitores estão mais decididos em relação ao seu voto faltando 3 semanas para a realização do primeiro turno da eleição, em 2 de outubro. É o que mostra a pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta (9), pela Folha de São Paulo.
Segundo a pesquisa, 77% dos entrevistados afirmaram estar totalmente decididos a respeito de sua escolha para a Presidência do Brasil. É o maior percentual desde fevereiro deste ano. Só 22% disseram que ainda podem mudar o voto.
A mais recente pesquisa Datafolha mostra Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em primeiro lugar, com 45%, e Jair Bolsonaro (PL), em segundo, com 34%. A escolha consolidada se amplia a cada rodada, segundo a Folha. No último levantamento, em 1º de setembro, 76% estavam totalmente decididos. Em agosto eram 75% e em julho 71%.
Veja quem tem o voto mais decidido por região, sexo e renda
Entre o que recebem mais de 10 salários-mínimos, a certeza do voto chega a 86%. Entre homens, pessoas com mais de 60 anos, empresários, aposentados e moradores do Nordeste, a certeza do voto chega a 82%.
Em 1º de setembro, 83% dos petistas e 84% dos bolsonaristas estavam totalmente decididos. A taxa se manteve estável para Bolsonaro e variou para cima dentro da margem de erro para Lula. Entre os que apoiam o petista, 86% se consideram totalmente decididos a votar nele,
A pesquisa aponta ainda que os eleitores de Ciro e Tebet são mais instáveis. Ambos os candidatos tiveram registraram 45% de eleitores decididos e 54% de votantes que podem mudar o voto.
Quais as chances de crescimento da terceira via?
Pelo Datafolha existe pouco espaço de crescimento para a chamada terceira via com Ciro Gomes (PDT) marcando 7% de intenção de votos e Simone Tebet (MDB), com 5% na pesquisa.
O novo levantamento do Datafolha foi feito na quinta (8) e nesta sexta-feira (9). A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa, contratada pela Folha e pela TV Globo, ouviu 2.676 eleitores em 191 municípios e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR-07422/2022.