Neste ano de 2022 acontece no Brasil um dos eventos mais importante no pais: as eleições. Desta vez, os cidadãos decidem quem serão os seus novos representantes para quatro cargos públicos.
Em vista da importância do período eleitoral, o "Voto Consciente" virou o mote da mais nova campanha de Natura &Co, que reúne as marcas de beleza Avon, Natura, The Body Shop e Aesop.
A empresa preparou conteúdos selecionados de educação política. O material está disponível a partir desta quinta-feira (15) para Consultoras Natura, Representantes Avon e todos os colaboradores do grupo no Brasil.
- PESQUISA IPEC PARA PRESIDENTE ATUALIZADA: Globo divulga novos resultados
Segundo a Natura &Co, a ideia da iniciativa surgiu após o IDH/CN - ferramenta desenvolvida pela Natura para medir o desenvolvimento de suas consultoras, inspirada na metodologia do Índice de Desenvolvimento Humano da ONU - identificar que as suas consultoras estavam cada vez mais distanciadas da Política.
A escuta apontou que a maior parte das consultoras declara não ter conhecimento e não se envolver muito com o assunto Política, tendo o voto como o único ponto de contato com tema – e percebendo-o, muitas vezes, como uma obrigação que não faz a diferença.
Para João Paulo Ferreira, CEO de Natura &Co América Latina, a ação se conecta com um compromisso de cidadania, desenvolvido há anos pela empresa.
“Historicamente, nossas empresas têm atuado em prol em causas de interesse público, em busca de uma sociedade mais justa, sustentável e acolhedora. Em um ano de eleições, estimular esse diálogo se torna ainda mais relevante”, afirma João Paulo Ferreira.
“Valorizamos o exercício ativo da cidadania de todos os nossos colaboradores e demais públicos de relacionamento. Acreditamos que a participação e a consciência política são essenciais para o fortalecimento da democracia”, complementa.
Cidadania na prática
O material desenvolvido pela Natura &Co conta com conteúdos sobre Política em linguagem simples e acessível, embasados em pesquisas conduzidas junto às consultoras Natura, e em dados fornecidos por dois especialistas em educação política: a doutora em Ciência Política e professora da Fundação Getúlio Vargas (FGV) Graziella Testa, e o também doutor em Ciência Política e pesquisador da FGV Humberto Dantas.
A jornalista Gabriela Prioli também entra na força-tarefa e participa de um bate-papo sobre o tema junto a Mônica Sodré, e Luana Xavier. O momento será conduzido pela doutora em Ciência Política Graziella Testa e transmitido nas redes sociais da empresa.
Além disso, a websérie "Um voto por uma vida melhor", composta por quatro episódios, também entra nos canais oficiais das marcas, também pelo Instituto Natura, por meio do canal de treinamentos oferecido às Consultoras; no Vimeo, para colaboradores; e nas redes sociais de Natura &Co.
"Atualmente, a rede de Consultoras Natura representa quase 1,5% do eleitorado feminino brasileiro. São 1,2 milhões de pessoas em todas as cidades do Brasil. Somadas às Representantes da Beleza Avon, a rede chega a um total 2 milhões de pessoas no país", explica a empresa.