Pesquisa Datafolha divulgada na última sexta-feira (23) aponta que um em cada cinco eleitores de Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB) admite mudar o seu voto para o candidato que estiver à frente nas pesquisas para presidente da República, o chamado "voto útil". O primeiro turno das eleições deste ano será no dia 2 de outubro.
O levantamento mostra que o percentual entre os eleitores de Ciro (21%) e Tebet (22%) supera o geral dos eleitores que afirmam que podem mudar de voto, 11%. O Datafolha também indicou que 86% responderam que não mudariam de voto, enquanto 2% disseram estar indecisos.
Com 47% das intenções de voto, o ex-presidente Lula (PT) lidera a corrida pelo Palácio do Planalto. Logo em seguida surgem o presidente Jair Bolsonaro (PL), com 33%; Ciro, com 7%; e Tebet, com 5%.
- Caetano Veloso, Luísa Mell e outros artistas reforçam campanha de Lula por 'voto útil'
- Voto útil e possibilidade vitória de Lula no primeiro turno tem um culpado
- Cena Política: Danilo Cabral fora da publicidade dos aliados e a culpa de Bolsonaro no voto útil
- Voto útil? Maioria dos eleitores não mudarão seu voto no 1º turno segundo Datafolha; confira
Considerando o cenário geral, 11% dos eleitores brasileiros admitem que podem lançar mão do voto útil para encerrar a eleição já no dia 2.
A pesquisa mostra, ainda, que 57% dos eleitores do País que dizem que querem muito votar para presidente este ano, 23% afirmam que estão com um pouco de vontade, 19% com nenhuma vontade e 1% não opinou.
Homens disseram estar com mais vontade de votar (62%) do que as mulheres (52%), bem como os eleitores com mais de 35 aanos (61%), na comparação com jovens de 16 a 24 anos (40%).