Pesquisa Real Time Big Data para o Governo de Pernambuco divulgada na manhã desta terça-feira (11) mostra a candidata do PSDB, Raquel Lyra, como a preferida do eleitorado do Estado neste início de campanha do segundo turno. Segundo o levantamento, a tucana teria 61% dos votos válidos, enquanto Marília Arraes (Solidariedade) seria a escolhida de 39% dos eleitores.
O estudo, registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número PE-011923/2022, ouviu mil pessoas entre os dias 8 e 10 de outubro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.
- PESQUISA IPEC: Em quais regiões Lula e Bolsonaro vencem? Veja NOVOS dados
- PESQUISA SEGUNDO TURNO GOVERNADORA: Intenções de voto para Marília Arraes e Raquel Lyra são divulgadas HOJE
- PESQUISA PRESIDENTE: relembre IPESPE anterior de Bolsonaro e Lula no 2º turno
- PESQUISA IPEC: Quantos eleitores podem MUDAR o voto no segundo turno?
Considerando os votos totais, Raquel foi a escolhida de 54% dos eleitores, enquanto Marília foi lembrada por 35% dos pesquisados. Um total de 7% das pessoas disseram que vão votar em branco ou anular o voto e 4% não souberam ou não responderam.
A pesquisa aponta que a ex-prefeita de Caruaru demonstra um desempenho eleitoral significativamente superior, na comparação com a adversária, na Região Metropolitana, na Zona da Mata e no Agreste. No Sertão, as candidatas estão tecnicamente empatadas.
Diante do eleitorado religioso, o estudo também mostra vantagem de Raquel. Entre os católicos, a ex-prefeita é a postulante favorita de 53% dos entrevistados, enquanto Marília foi a escolhida de 36%.
Entre os eleitores evangélicos, a diferença é ainda maior. Raquel foi mencionada por 57% dos entrevistados dessa religião, enquanto Marília Arraes foi lembrada por apenas 29% deles.
Raquel também foi a candidata mais citada pelas eleitoras do Estado, 56%, ante 34% de Marília. Entre os homens, Raquel Lyra é a escolhida de 52% dos entrevistados, e Marília por 35% deles.