Pesquisa do Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe) divulgada nesta terça-feira (11) mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 54% dos votos válidos no segundo turno, enquanto o presidente Jair Bolsonaro (PL) surge com 46%. Os votos válidos não incluem brancos e nulos e são usados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para computar os resultados.
Considerando os votos totais, Lula totaliza 50% da preferência do eleitorado, ante 43% de Bolsonaro. Brancos e nulos somam 4% e 2% não responderam.
- PESQUISA SEGUNDO TURNO IPEC (10/10): Confira NOVAS intenções de voto para Lula e Bolsonaro em pesquisa de ONTEM
- PESQUISA PRESIDENTE 2022: rejeição de Bolsonaro melhora e Lula piora; mostra IPEC
- PESQUISA PRESIDENTE 2022: Veja os dados atualizados das intenções de voto para Lula (PT) e Bolsonaro (PL)
- PESQUISA PARA GOVERNADOR DE PERNAMBUCO: Raquel Lyra aparece à frente de Marília Arraes pela primeira vez em pesquisa eleitoral
O segundo turno das eleições de 2022 está marcado para o dia 30 de novembro. Na primeira fase da disputa, o petista recebeu 48,43% dos votos, contra 43,20% do militar da reserva.
Quando o Ipespe analisou a probabilidade de voto nos postulantes, 49% dos participantes da pesquisa mencionaram que Bolsonaro não receberia seus votos "de jeito nenhum", e 45% citaram Lula.
Um total de 7% dos entrevistados disseram que "poderiam votar" no candidato do PT, mesmo percentual de eleitores que afirmaram que poderiam escolher Bolsonaro na urna. 47% afirmaram votar em Lula "com certeza" e 41% no liberal.
A primeira rodada de pesquisa Ipespe no segundo turno foi realizada em parceria com a Associação Brasileira de Pesquisadores Eleitorais (Abrapel) entre os dias 8 e 10 de outubro de 2022.
Foram entrevistadas 1.100 pessoas e a margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95,45%. O número do registro no TSE é BR-01120/2022.