No mesmo dia em que o ex-presidente Lula (PT) esteve realizando uma caminhada no centro do Recife, a candidata ao Governo do Estado, Raquel Lyra (PSDB), afirmou que será a governadora que vai unir Pernambuco.
"Eu quero poder ser a governadora de todos os pernambucanos e pernambucanas, que vai enxergar os litorais, as zonas da mata, os agrestes e os sertões", afirmou a ex-prefeita de Caruaru, durante sabatina na TV Asa branca, nesta sexta-feira (14).
Mais cedo, durante coletiva concedida na sede da Fetape, Lula disse que não poderia "falar mal" sobre a adversária da candidata a governadora Marília Arraes (SD), por não conhecê-la. "(Mas) todas as pessoas que apoiam Bolsonaro estão com ela", disparou o líder petista.
Coincidência ou não, uma propaganda eleitoral de Raquel Lyra, veiculada hoje, esclarece o posicionamento político dela com relação a polarização entre Lula e o presidente Jair Bolsonaro (PL).
A peça, narrada em terceira pessoa, diz que "Quem tá com Lula sabe, Raquel é a melhor para Pernambuco". Em seguida, declara que "Quem tá com Bolsonaro sabe que Raquel é mais preparada para mudar Pernambuco".
Ao responder o questionamento sobre com quem esta ex-prefeita de Caruaru, o narrador afirma: "Pernambuco precisa de uma governadora que não briga por padrinho político, mas luta para melhorar a vida da nossa gente."
Nessa quarta-feira (12), durante transmissão ao vivo realizada no Instagram, a candidata a governadora afirmou que vai adotar uma posição de independência com relação a disputa presidencial. Neste segundo turno, Raquel Lyra não vai apoiar nem o ex-presidente Lula e nem o presidente Bolsonaro. Na primeira fase do pleito, Raquel havia apoiado a senadora Simone Tebet (MDB) para o Palácio do Planalto.
Durante a sabatina, Raquel Lyra apresentou os projetos do seu Plano de Governo, nas áreas de segurança pública, educação, empregabilidade, saúde, habitação, abastecimento de água e mobilidade.
Na área de combate à violência, Raquel Lyra destacou o Juntos pela Segurança, edição estadual, programa que reduziu em Caruaru os índices de homicídio em 50% e os crimes de roubos e furtos em 70%, bem como trabalhar na prevenção social e no fortalecimento da política pública no combate à violência contra a mulher.
Para combater a desigualdade social, a candidata a governadora afirmou que vai chegar nos invisíveis, garantindo oportunidades. "Nós somos uma terra de gente trabalhadora, aguerrida, que não se curva para as dificuldades, mas, aqui em Pernambuco, o governo só chega junto para cobrar imposto, não chega junto para dar crédito. Vamos dar oportunidade para toda essa gente", afirmou.
Na área de mobilidade, a postulante destacou o programa Pernambuco no Caminho Certo, que tem como objetivo requalificar as estradas, a BR-232, garantir a duplicação da 232 primeiro até Arcoverde e depois até Serra Talhada e concluir a obra da BR-104.
Raquel Lyra ratificou ainda a criação de 60 mil novas vagas de creche, ofertando cinco refeições por dia; a construção de cinco maternidades; a troca de tubulação para a oferta de água na torneira, e o Trilhatec, que oferecerá qualificação profissional para os alunos do ensino médio.