ECONOMIA

Coordenador de Lula para o Orçamento adianta previsão para ganho real do salário mínimo

Em entrevista concedida à GloboNews mais sedo, o senador eleito Wellington Dias falou sobre o salário mínimo e a manutenção do Auxílio Brasil

Imagem do autor
Cadastrado por

Augusto Tenório

Publicado em 02/11/2022 às 17:35 | Atualizado em 02/11/2022 às 18:40
Notícia
X

Senador eleito pelo Piauí neste ano, Wellington Dias (PT) deu nesta quarta-feira, 2 de outubro, a primeira previsão de reajuste do salário mínimo. De acordo com o coordenador do Governo Lula para o Orçamento, a prevê-se um ganho real - acima da inflação - de 1,3% ou 1,4% para 2023, quando o petista assume a Presidência da República.

Em entrevista concedida à GloboNews mais cedo, Wellington Dias também garantiu a manutenção do Auxílio Brasil no valor de R$ 600 a partir de 1ª de janeiro. Representantes do futuro Governo Lula, em tempo, se reúnem com Arthur Lira (PP-AL) em Brasília para discutir o valor do programa, além de uma possível adesão do presidente da Câmara à futura base governista.

Wellington Dias afirmou, na entrevista, que se reúne nesta quinta-feira com o o senador Marcelo Castro (MDB-PI), relator do Orçamento de 2023. Vice-presidente eleito e coordenador da transição de governos, Geraldo Alckmin (PSB) também vai participar da reunião.

Vale lembrar que a negociação de mudanças no orçamento de 2023, para que seja possível implementar já no próximo ano as propostas de governo, passa pela relação com o atual congresso. Essas propostas não estão previstas no projeto orçamentário enviado pelo Governo Bolsonaro e precisam ser incluídas.

Além do ganho real do salário mínimo e a manutenção do valor do Auxílio Brasil, também fazem parte das negociações mudanças no orçamento para permitir investimentos no programa Farmácia Popular, entre outras iniciativas. A conta gira em torno de R$ 175 bilhões que precisarão ser contemplados.

Tags

Autor