ATAQUES EM BRASÍLIA

Invasão em Brasília: prefeitos reafirmam "permanente disposição" para manter a ordem nas cidades

O prefeito do Recife João Campos (PSB) declarou que os atos criminosos não podem passar impunes pelas instituições

Cadastrado por

Mirella Araújo

Publicado em 09/01/2023 às 15:37 | Atualizado em 09/01/2023 às 17:19
"Festa da Selma" era o codinome usado para se referir à intentona que deixou um rastro de destruição na Praça dos Três Poderes - AFP

A Frente Nacional de Prefeitos (FNP) repudiou os ataques terroristas às sedes dos Três Poderes da República, registrados nesse domingo (9), no Distrito Federal, em Brasília. Por nota, os prefeitos e prefeita reafirmaram que estão à disposição “para atuar em colaboração pela manutenção da ordem nos seus municípios”.

“Prefeitas e prefeitos exigem investigação e punição rigorosa dos participantes, financiadores e incentivadores, sejam eles detentores, ou não, de mandatos eletivos, seja por ação ou por omissão”, ressaltou o documento assinado pela FNP.

Leia Também

Os gestores municipais também defenderam o respeito ao resultado eleitoral de 2022, repudiando os atos antidemocráticos que têm ocorrido desde então. “Por isso, como governantes dos entes federados onde todos os sonhos, sofrimentos, protestos e vitórias acontecem, estão prontos e aptos a contribuir para a pactuação pela pacificação do país”, finaliza a nota.

O prefeito do Recife, João Campos (PSB), que participou da reunião da Frente Nacional de Prefeitos, declarou que as invasões criminosas não podem passar impunes pelas instituições.

“É preciso ter firmeza na resposta desse tipo de ato. Temos que ser enérgicos em defender a liberdade de expressão, de livre manifestação. Como todos nós aqui, tenho certeza que com uma rotina importante em qualquer cidade brasileira, existem manifestações inclusive contra as prefeituras e políticos locais, mas é muito diferente do que vimos ontem”, disse Campos.

Mais cedo, João Campos já havia publicado em suas redes sociais, que esteve reunido com as equipes de Segurança, Procuradoria e  Controle Urbano e Limpeza, para discutir ações sobre a desmobilização dos atos antidemocráticos na capital pernambucana. “Antes, liguei para a governadora Raquel Lyra, colocando o município à disposição desse trabalho”, disse o prefeito.

REUNIÃO COM OS GOVERNADORES

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), vai participar da reunião convocada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), nesta segunda-feira (9),  com os chefes do Executivo estadual. Ela também já se manifestou repudiando os ataques feitos por terroristas e defendeu uma ação coordenada entre os entes federativos para "garantia da paz social no Brasil"

"Vivemos em uma democracia, em um Estado Democrático de Direito, onde as instituições devem ser preservadas. Portanto, tudo aquilo que aconteceu ontem merece ser investigado, e as pessoas que lideraram isso e estiveram lá precisam ser punidas. Vamos trabalhar para que ações criminosas não voltem a acontecer, nem em Brasília e nem em nenhum outro lugar do País”, afirmou a governadora. 

A Polícia Militar de Pernambuco está articulando, junto à Força Aérea Brasileira, o envio do efetivo em um avião da FAB, que partirá da Base Aérea da Aeronáutica, no Recife, até a manhã desta terça-feira (10).

De acordo com a Secretária de Defesa Social (SDS), no Distrito Federal, esses profissionais atuarão em apoio à Intervenção determinada pelo Governo Federal para garantia da lei e da ordem. Os policiais são todos especializados, com parte deles já formados pelo curso da Força Nacional. Eles serão empregados no policiamento ostensivo e preventivo, integrando os esforços coordenados pela intervenção.

 

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS