GUERRA RÚSSIA UCRÂNIA

Lula conversa com Zelensky sobre guerra na Ucrânia

Lula tem proposto a outros governantes estrangeiros a criação de um grupo de países que se envolva em uma mediação

Cadastrado por

Lucas Moraes

Publicado em 02/03/2023 às 18:01
Zelenski pediu formalmente o encontro com o presidente brasileiro. Lula se esquivou, mas, sob pressão, resolveu aceitar o convite - Blog Imagem

Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou nesta quinta-feira (2), por meio de uma uma videochamada, com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky. O país do Leste Europeu sofre há pouco mais de um ano com uma invasão militar russa, numa guerra que contabiliza milhares de mortos e milhões de refugiados. A informação sobre a conversa foi divulgada por Lula em uma postagem nas redes sociais.

"Tive uma reunião por vídeo agora com o presidente da Ucrânia, Zelensky. Reafirmei o desejo do Brasil de conversar com outros países e participar de qualquer iniciativa em torno da construção da paz e do diálogo. A guerra não pode interessar a ninguém", escreveu o líder brasileiro.


Lula tem proposto a outros governantes estrangeiros a criação de um grupo de países que se envolva em uma mediação para pôr fim à guerra na Ucrânia. O tema fez parte da conversa do presidente brasileiro com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, em fevereiro, e deve estar na pauta do encontro bilateral que Lula terá este mês com o presidente da China, Xi Jinping, em Pequim.

Leia Também

Telefonema

Nessa quarta-feira (1º), Lula também conversou por telefone com o presidente do México, Andrés Manuel Lopez Obrador. Eles falaram sobre a cooperação entre os dois países, e Lula informou ter recebido o convite para visitar o México, ainda sem data definida.

 

Lula reafirma proposta de criar grupo de países para negociar paz entre Ucrânia e Rússia

Tags

Autor

Webstories

últimas

VER MAIS