O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) já tem uma data para depor na Polícia Federal (PF) sobre o escândalo das joias dadas de presente pelo governo da Arábia Saudita enquanto ele era presidente da República.
A comitiva presidencial tentou entrar no Brasil com as joias com diamantes que foram avaliadas em R$ 16,5 milhões. Além das joias, outros dois conjuntos da marca Chopard foram entregues a Bolsonaro.
As joias estavam na mochila do ex-ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, que alegou na Receita Federal que seria um presente para a ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro.
QUANDO BOLSONARO VAI DEPOR?
Segundo a coluna da jornalista Bela Megale, o depoimento de Bolsonaro está marcado para a próxima quarta-feira (5).
Além de Bolsonaro, também irá depor o braço direito do ex-presidente, Mauro Cid. Segundo o Metrópoles, o depoimento de Cid será no mesmo horário de Bolsonaro.
Investigação da PF
Uma investigação aberta pela Polícia Federal deve indiciar o ex-presidente pelo crime de peculato, quando há apropriação de bens públicos ou particulares por conta do cargo que ocupa, presente no artigo 312 do Código Penal.
Caso Bolsonaro seja indiciado, a pena para esse tipo de crime é de 2 a 12 anos, além de multa.
Bolsonaro chega ao brasil
A previsão de chegada de Bolsonaro ao Brasil é a próxima quinta (30), onde ele será recebido pela Polícia Federal num procedimento padrão para ex-presidentes.