AGRICULTURA

Em reunião com a Fetape, Raquel Lyra recebe propostas para o fortalecimento da agricultura familiar

A presidente da Fetape, Cícera Nunes, defendeu o desenvolvimento da agricultura familiar no Estado e que essa pauta precisa ser priorizada pelo Governo do Estado

Cadastrado por

Mirella Araújo

Publicado em 29/03/2023 às 17:52 | Atualizado em 29/03/2023 às 18:06
A governadora Raquel Lyra se reuniu, nesta quarta-feira (29), com representantes da Federação dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares de Pernambuco (Fetape), e da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Assalariados Rurais de Pernambuco (Fetaepe) - Janaína Pepeu/ Secom

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), se reuniu, nesta quarta-feira (29), com representantes da Federação dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares de Pernambuco (Fetape), e da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Assalariados Rurais de Pernambuco (Fetaepe).

A chefe do Executivo recebeu um documento com propostas para o fortalecimento da agricultura familiar. Entre as demandas apresentadas pelas entidades está a questão da violência no campo, com a necessidade de dar continuidade ao Comitê Estadual de Enfrentamento aos Conflitos Agrários. Também foi pedido apoio do Governo do Estado para as trabalhadoras rurais que vão participar da 7ª Marcha das Margaridas, que será realizada em Brasília, nos dias  15 e 16 de agosto. 

“Recebemos as demandas desses movimentos que dialogam com aquilo que compreendemos ser necessário para qualificar a vida de quem vive no campo. A agricultura deve ser porta de entrada para que o governo esteja presente em todo o Estado com saneamento, habitação, novas escolas, atendimento na saúde e garantindo emprego e renda. A gente vive e se alimenta daquilo que eles produzem, então precisamos cuidar deles”, destacou Raquel Lyra.

Leia Também

A presidente da Fetape, Cícera Nunes,  defendeu o desenvolvimento da agricultura familiar no Estado e que essa pauta precisa ser priorizada pelo Executivo. 

“Temos questões como a conversão semeada, as sementes e os plantios foram pontuadas, além da assistência técnica rural e os conflitos que precisam ser resolvidos, pois há grandes disputas no nosso Estado. A agricultura familiar precisa ter terra para trabalhar e esperamos que isso seja priorizado pela governadora. Estamos muito otimistas”, enfatizou Cícera Nunes.

Por sua vez, o presidente da Fetaepe, Gilvan José Antunis, sinalizou como positiva o retorno dado pela governadora Raquel Lyra durante a reunião e que aguarda o retorno as demandas colocadas à mesa. 

O encontro foi articulado pelo presidente do PT de Pernambuco, o deputado Doriel Barros, que esteve recentemente no Palácio do Campo das Princesas para levar demandas do segmento à governadora Raquel Lyra. Na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), o Partido dos Trabalhadores junto com a federação formada pelo PV e PCdoB, integram a bancada independente

Também participaram da reunião o secretário de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca, Aloísio Ferraz, os presidentes do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Joaquim Neto; do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Pernambuco (Iterpe), Henrique Queiroz; além de diversos representantes das Federações.

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS