Está sendo divulgada nas redes sociais uma notícia falsa que afirma que o presidente Lula cancelou o desconto do FIES, programa do Governo Federal voltado aos estudantes, aos alunos que tinham dívidas e renegociaram o valor no ano passado.
A notícia não é verdadeira e usa a imagem do portal G1 para espalhar a mentira nas redes sociais.
FAKE NEWS DIZ QUE LULA CANCELOU RENEGOCIAÇÃO E DESCONTO DO FIES
O texto afirma que Lula teria cancelado a anistia do financiamento.
Além disso, a fake news diz que o governo iria emitir boletos referentes aos valores dos descontos renegociado e que essas faturas seriam enviadas neste mês de abril.
Na imagem, existe a informação que a matéria é do dia 3 de abril, o que também é falso. A reportagem não existe e suas informações são mentirosas, como é provado por uma busca na internet.
FIES FOI RENEGOCIADO NO ANO PASSADO
No final de 2022, o governo federal, ainda do ex-presidente Jair Bolsonaro, começou um programa que renegociava as dívidas do FIES, onde alguns alunos receberiam descontos de até 99% do valor.
De acordo com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), 124.903 mil contratos foram renegociados.
LULA NÃO CANCELOU FIES
O programa criado pelo governo passado terminou no dia 31 de dezembro de 2022.
Atualmente, tramita na Câmara dos Deputados um projeto de lei que tenta prorrogar esse prazo até o dia 31 de dezembro de 2023.
Ou seja, a renegociação não foi cancelada pelo presidente Lula, isso é uma fake news. O governo federal não vai emitir boletos cobrando o valor descontado e nem cancelar a anistia oferecida para estudantes do FIES.