Nesta terça-feira (25), em seu último dia de visita a Portugal, o presidente Lula discursou na Assembleia da República, do Parlamento português.
Após o encerramento de sua agenda em Portugal, Lula seguiu para a Espanha para a reta final de sua viagem à Europa.
Veja nesta matéria:
- Discurso de Lula em Portugal;
- Protestos contra Lula;
- Lula na Espanha.
DISCURSO DE LULA EM PORTUGAL
Em passagem por Portugal, Lula firmou diversos acordos na educação, cultura e saúde. No último dia no país, o presidente realizou um discurso.
Na fala, Lula reforçou a falta de durabilidade das soluções militares em problemas atuais. Também se posicionou criticando, novamente, a invasão territorial da Ucrânia.
"Condenamos a violação da integridade territorial da Ucrânia. Acreditamos em uma ordem internacional fundada no respeito ao Direito Internacional e na preservação das soberanias nacionais. Ao mesmo tempo, é preciso admitir que a guerra não poderá seguir indefinidamente", disse Lula.
PROTESTOS CONTRA LULA
No discurso de Lula feito hoje (25), 11 parlamentares portugueses de extrema-direita não concordaram com a fala do presidente e fizeram um protesto cobrando respeito.
Apesar do protesto, o presidente Lula foi ovacionado em seu discurso na Sessão Solene na Assembleia da República de Portugal.
LULA NA ESPANHA
Após sua chegada na Espanha, Lula vai continuar com sua agenda, chegando ao final de sua viagem pela Europa. Confira o que vai acontecer:
- Lula irá almoçar ou jantar com o Rei Felipe 6°, em Madri;
- O presidente também participará de um encontro com centrais sindicais espanholas em Madri;
- Na quarta-feira (26), o presidente participará de uma reunião com o primeiro-ministro Pedro Sánchez por volta das 11h.