Política

O que faz um DEPUTADO? Saiba como atuam nas esferas Federal e Estadual

Outras atribuições podem variar de acordo com o nível de atuação na República.

Cadastrado por

Jones Johnson

Publicado em 27/04/2023 às 17:27 | Atualizado em 27/04/2023 às 17:32
Plenário da Câmara dos Deputados - Paulo Sergio/Câmara dos Deputados

Em 2022, foram eleitos 513 deputados para a Câmara Federal e 49 deputados para a Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE). Entenda as atividades que esses parlamentares desempenham em cada casa Legislativa e como isso pode ajudar na hora do voto.

O que é um deputado? 

É o representante eleito pelo povo para o Poder Legislativo Federal ou Estadual, que tem como funções típicas legislar e fiscalizar as atividades do Poder Executivo. Outras atribuições podem variar de acordo com o nível de atuação na República. 

Tanto para disputar uma cadeira na Câmara Federal ou na ALEPE, os requisitos são:

O que faz um deputado Federal?

A Câmara Federal tem 513 integrantes, com vagas divididas proporcionalmente entre os Estados e o Distrito Federal em função do tamanho da sua população. Pernambuco tem 25 representantes.

Na esfera Federal, os deputados tem duas atribuições principais: propor, discutir e votar novas leis ou alterações nas que já existem, inclusive na Constituição, e fiscalizar a atuação do Poder Executivo, chefiado pelo presidente da República. 

O mandato de um deputado dura 4 anos, o equivalente à uma legislatura, mas eles podem se reeleger sem limite de número de vezes, diferente dos chefes do Executivo, para os quais é permitida somente uma reeleição.

É na Câmara dos Deputados que se iniciam as discussões de qualquer projeto de Lei no País, seguindo depois para a revisão no Senado. 

O que faz um deputado Estadual?

O deputado Estadual é responsável por propor, discutir e modificar as leis estaduais, além de fiscalizar a atuação dos governadores dos Estados.

O número de deputados nas Assembleias Estaduais varia em função de cada unidade federativa. Em Pernambuco são 49 deputados e deputadas.

Aqui, os deputados também podem determinar como uma parte do orçamento será investido pelo governador, através das emendas parlamentares impositivas. Essas emendas são reservas orçamentárias feitas a partir dos desejos dos eleitores e comunidades representadas pelos deputados.

Os deputados estaduais em Pernambuco tem poder para instalar CPIs (Comissões Parlamentares de Inquérito), convocar plebicitos e autorizar as tomadas de empréstimo do Estado e outras operações financeiras.

Em Pernambuco

De acordo com o sistema de divulgação de candidaturas do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), até o momento são 72 candidatos à deputado estadual em Pernambuco, dentre os quais muitos disputam a reeleição.

Para as vagas de deputado federal, até agora há 76 candidaturas registradas no TSE. 

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE) ainda disponibiliza dois aplicativos para o púbilco: o sigAlepe, que mostra todos os trabalhos realizados pelos parlamentares, além de poder acompanhar seus projetos, e o Está Na Lei, onde você pode acompanhar todas as leis do Estado de forma rápida.

Os aplicativos estão disponíveis tanto para Android, quanto iOS.

Leia Também

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS