Ações relacionadas a temas como reforma tributária, energias renováveis e enfrentamento da fome foram discutidos durante assembleia do Consórcio Nordeste realizada, nesta sexta-feira (28), no Centro de Convenções de João Pessoa, na Paraíba.
A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), participou da reunião com outros oito governadores da região. Também estiveram presentes os ministros do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, e da Secretaria Geral da Presidência, Márcio Macêdo.
-
Governadora Raquel Lyra discute expansão do Aeroporto do Recife com diretor-presidente da Aena; veja o que muda -
Projetos deixados por Paulo Câmara garantem R$ 1 bilhão para Raquel Lyra -
Conselheiro do TCE dá 60 dias para governo Raquel Lyra apresentar ações em favor de autistas -
Raquel Lyra e João Campos se solidarizam com vítimas de desabamento em Jardim Atlântico
Na ocasião, a governadora Raquel Lyra defendeu a reforma tributária como instrumento para diminuir as desigualdades no país, sobretudo no Nordeste.
“Através desta reunião do Consórcio nós estamos buscando trabalhar com o alinhamento de propostas pelo Nordeste brasileiro, visando, sobretudo, permitir a diminuição de desigualdade social e regional. E a reforma tributária é um consenso entre nós que precisa existir”, afirmou Raquel Lyra.
“É preciso que os fundos de desenvolvimento regional estejam prontos, fortes e separados de qualquer instabilidade e insegurança jurídica para permitir que a gente possa alavancar investimentos e diminuir as desigualdades que a gente tem em todo o Brasil”, completou a chefe do Executivo.
Mais cedo, a reforma tributária havia sido discutida na presença do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lyra (PP). "Tivemos aqui a presença do presidente da Câmara Arthur Lira, que, nesta reunião, definiu que até a primeira quinzena de junho estará sendo votado o arcabouço fiscal, para que o país tenha regras na utilização de recursos públicos, e que ainda neste primeiro semestre estará colocando em discussão a reforma tributária", afirmou o presidente do Consórcio Nordeste e governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB).
Pela composição do Consórcio, cada governador assume a liderança das câmaras temáticas que integram o colegiado. No momento, Pernambuco está à frente das câmaras temáticas que dizem respeito ao esgotamento sanitário, abastecimento de água e políticas públicas voltadas para as mulheres.
Também foi pauta da assembleia dos gestores estaduais o Plano Plurianual do Governo Federal (PPA), a criação do Fundo Nordeste de Investimentos no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), além da formação de parcerias com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome para a construção de cisternas na região.
“Entre as 21 milhões de famílias que estão no Bolsa Família, 9,7 milhões são do Nordeste. É menor do que foi há alguns anos, mas ainda é um número elevado comparado ao patamar que chegamos entre 2012 e 2014, quando o Brasil saiu do Mapa da Fome. Todas as vezes que a gente tem política para reduzir a pobreza e a extrema pobreza, tem também o crescimento econômico e da classe média”, comentou o ministro Wellington Dias.
Participaram da reunião os secretários estaduais coronel Hercílio Mamede (Casa Militar), Fernando Holanda (Assessoria Especial), Rodolfo Costa Pinto (Comunicação); a senadora pelo estado do Ceará Augusta Brito, os deputados federais Danilo Fontes, Damião Feliciano e Wilson Santiago, além do vice-presidente de Governo e Sustentabilidade Empresarial do Banco do Brasil, José Ricardo Sasseron.