Neste domingo (28), o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, chegou ao Brasil para uma reunião com o presidente Lula (PT) e também para a cúpula de líderes da América do Sul.
A cúpula acontecerá amanhã e, segundo o Ministério das Relações Exteriores, reunirá cerca de 11 presidentes no evento, que acontece em Brasília.
REUNIÃO COM NICOLÁS MADURO
Segundo o ministério, Lula e Maduro debatem os avanços no processo de normalização das relações bilaterais, iniciado no dia 1º de janeiro deste ano, e também a reabertura das respectivas embaixadas e setores consulares, além da recente designação do Embaixador da Venezuela no Brasil.
De acordo com a agenda de Lula, a reunião entre os presidentes teve início às 10h30 da manhã, seguida por um outro encontro ampliado às 11h30, uma cerimônia de assinaturas às 12h30 e um almoço em homenagem ao venezuelano às 13h30.
Desde 2015, o presidente venezuelano não visitava o Brasil, pois durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), as relações com Caracas foram rompidas, e Maduro não teve mais sua entrada autorizada em Brasília.
CÚPULA DE LÍDERES DA AMÉRICA DO SUL
Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o objetivo do encontro é permitir o diálogo "franco" entre todos os países, identificando os "denominadores comuns" e discutindo perspectivas para a região, além de "reativar a agenda de cooperação sul-americana em áreas-chave".
"Recebo nesta semana em Brasília presidentes da América do Sul, para juntos discutirmos o futuro da nossa região. Nenhum país cresce sozinho. Temos que trabalhar com nossos vizinhos na construção de parcerias pelo desenvolvimento econômico da região, fortalecimento de laços…", disse o presidente Lula através de suas redes sociais.
De acordo com o Itamaraty, 11 presidentes estarão presentes na reunião, dos seguintes governos:
- Argentina;
- Bolívia;
- Chile;
- Colômbia;
- Equador;
- Guiana;
- Guiana Francesa;
- Paraguai;
- Suriname;
- Uruguai;
- Venezuela.