Durante a noite desta quarta-feira (31), a Câmara dos Deputados aprovou a MP 1154/23 que prevê a estrutura de ministérios do Governo Lula.
Num placar de 337 votos a favor e 125 contra, o texto-base foi aprovado e segue para o Senado, que deve aprovar até a meia-noite desta quarta com risco de perder a validade.
De acordo com informações da Agência Brasil, os deputados federais aprovaram o projeto de lei de conversão feito pelo deputado Isnaldo Bulhões Jr. (MDB-AL), que foi relator na comissão mista que analisou a MP.
O relatório trouxe mudanças nas funções de alguns ministérios, alterando a proposta original apresentada pelo governo federal.
A discussão entre os parlamentares durou mais de duas horas. Os que foram a favor da aprovação, alegaram que o governo tem o direito de organizar a estrutura pública como desejar. Já quem foi contra, afirmou que a reestruturação representa "o inchaço da Esplanada dos Ministérios" por conta das 37 pastas criadas.
NÚMERO DE MINISTÉRIOS DO GOVERNO LULA SURPEENDE; CONFIRA:
Durante todo o dia, o governo Lula mobilizou-se para a aprovação mais rápida da MP na Câmara. No início da noite, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), criticou a falta de articulação do governo com o tema e chegou a colocar em dúvida se a votação ocorreria.
Nas redes sociais, o senador Randolfe Rodrigues comentou sobre a aprovação da MP: "Resultado importante para nosso país", disse: