Em um pedido realizado nesta segunda-feira (17) pela Procuradoria-Geral da República (PGR), foi solicitado que as redes sociais informem dados de publicação do ex-presidente sobre o processo eleitoral.
Redes como o TikTok, Instagram, Facebook, Youtube, Twitter e Linkedin devem enviar os dados relacionados a identificação dos seguidores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
"[...] a integralidade das postagens referentes a eleições, urnas eletrônicas, Tribunal Superior Eleitoral, Supremo Tribunal Federal, Forças Armadas", diz trecho do pedido.
Quem assina o documento é o subprocurador-geral Carlos Frederico Santos e, dentre as informações solicitadas estão o número de visualizações, curtidas, compartilhamentos, repostagens, comentários e "demais métricas aferíveis".
INQUÉRITO DO 8 DE JANEIRO
Os pedidos, segundo o portal UOL, foram realizados no inquérito que investiga todos os incitadores dos atos golpistas do 8 de janeiro, em Brasília, no início deste ano.
Agora, a decisão deverá ser feita pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, que deve solicitar que as plataformas cumpram tais pedidos.