A Frente Parlamentar que acompanha a implantação da Escola de Sargentos do Exército (ESE) no Estado, vai realizar uma audiência pública na Assembleia Legislativa Pernambuco (Alepe), no dia 15 de agosto, às 10h, para tratar do projeto.
De acordo com o deputado estadual Renato Antunes (PL), responsável pela coordenação da frente parlamentar, é necessário fazer um debate junto com a sociedade para que se tenha conhecimento sobre qual o contexto em que a Escola de Sargentos do Exército está sendo inserida no Estado - social, econômico, político e ambiental.
“É uma escola de ponta, sendo a maior escola militar da América Latina, que vai ser instalada aqui em Pernambuco. Há muitas dúvidas sobre o projeto: se vai haver agressão ao meio ambiente, quais as contrapartidas, quem será beneficiado, entre outras. São questionamentos legítimos e que precisamos dar uma satisfação”, declarou Renato Antunes.
Entre as presenças confirmadas para participar da audiência pública, está o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, e representantes do Comando do Exército no Estado. Inclusive, o ministro já afirmou, em entrevista recente, que Pernambuco não irá perder a ESE, e que o Grupo de Trabalho (GT) criado pela governadora Raquel Lyra (PSDB) para acompanhar discutir a implantação da escola está conseguindo “evoluir”.
O GT foi criado porque o Governo do Estado avaliou que há uma "necessidade de ampliação do diálogo com Organizações da Sociedade Civil e com a Academia, visando aproveitar o conhecimento técnico especializado na Área de Proteção Ambiental (APA) impactada pelos equipamentos públicos" contidos no projeto da Escola.
“O decreto que institui o grupo de trabalho demonstra a atenção da governadora com esse projeto, envolvendo todo o governo e representantes do Poder Legislativo, do Exército e da sociedade civil. Todas as medidas serão tratadas com transparência na defesa do desenvolvimento de Pernambuco e da sustentabilidade”, explicou a secretária de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha, Ana Luiza Ferreira, conforme publicado pelo Blog de Jamildo, no dia 10 de maio.
A Escola de Sargentos em Pernambuco será instalada em uma área no município de Abreu e Lima. O investimento total deve girar em torno de R$ 1,8 bilhão e inclui a construção da escola, vila olímpica, vila militar e estande de tiro dentro da área de campo do Campo de Instrução Marechal Newton Cavalcanti (CIMNC), na localidade de Chã de Cruz, em Paudalho-PE.
A obra deve começar em 2025 e, segundo o Exército, após o início da construção o prazo aproximado é de 8 a 10 anos para conclusão dos trabalhos.