Uma noite de encontros e homenagem a, talvez, um dos maiores políticos de Pernambuco. O lançamento do livro "Jarbas Vasconcelos - Uma biografia", nesta quinta-feira (31), no JCPM Trade Center, no Pina, atraiu não somente personalidades da política do nosso Estado, mas empresários, amigos e admiradores do ex-governador, ex-prefeito do Recife, ex-senador (todos os cargos sendo eleito por dois mandatos), e também ex-deputado federal e estadual. Um legítimo vencedor nas urnas.
Autor da biografia de Jarbas Vasconcelos, com quem trabalhou por uma década, o jornalista Ennio Benning explica o porquê de ele ter sido quase que uma unanimidade entre os pernambucanos. "Ele sempre foi muito autêntico. Sempre foi desse jeito e as pessoas o respeitam por ser assim. Alguns até acham ele carrancudo, mas isso não intimida as pessoas de admirá-lo. Além disso, Jarbas sempre foi uma pessoa corajosa, enfrentou o período da ditadura militar, encarou eleições complicadas, mas nunca se intimidou. Essas características é que faziam com que o povo gostasse dele", contou o ex-assessor de imprensa de Jarbas Vasconcelos.
Para o cientista político Antônio Lavareda, que fez o prefácio dos dois primeiros volumes da biografia, Jarbas além de ter sido um político exitoso, também construiu um legado enorme para os pernambucanos.
"Ele teve uma carreira singular não só no Estado, mas nacionalmente. Ele é o único político do Nordeste que foi duas vezes prefeito da capital do seu estado, duas vezes governador de Pernambuco e duas vezes senador, sem jamais tendo disputado um segundo turno. Além disso mostrar a sua aprovação do ponto de vista da avaliação popular, Jarbas como governante deixou um legado notável, como a duplicação da BR-232, a ampliação do Aeroporto Internacional dos Guararapes, a criação do Porto Digital... Um conjunto de obras e iniciativas que se inserem na história de Pernambuco", avaliou Lavareda.
O presidente do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, João Carlos Paes Mendonça, também reconheceu a importância da trajetória política de Jarbas Vasconcelos para o desenvolvimento do Estado. "Conhecer a história do senador Jarbas Vasconcelos é conhecer a história de quem sempre defendeu a democracia no nosso País. É um político que soube construir equipes em prol da melhoria da cidade do Recife e do Estado de Pernambuco. Sempre soube ouvir para melhorar o resultado das suas gestões. Isso parece pouco, mas é uma grande virtude para um gestor. E também soube ser oposição atuando acima dos interesses próprios, outra importante característica de um político sério. Tenho muita admiração por ele", enalteceu João Carlos Paes Mendonça.
Vice-governador de Jarbas Vasconcelos de 1999 a 2006, Mendonça Filho fez questão de enfatizar que além de um grande político, Jarbas foi um grande administrador. "Esse livro conta a história de um dos personagens mais importantes de Pernambuco, do ponto de vista político e administrativo. Ele foi um grande prefeito, um dos melhores que Recife já teve. Dos governadores contemporâneos figura entre os melhores da história, conseguindo resgatar Pernambuco. Tive a oportunidade de ser seu vice nesse período muito rico da história pernambucana e pude ver a sua preocupação com o social na sua atuação política e desenvolvimento econômico, com geração de oportunidades, investimento na educação, na área da tecnologia, contribuindo muito para a reafirmação de todos os valores democráticos e de vanguarda do povo pernambucano", falou o deputado federal.
Quem também compareceu ao lançamento da biografia de Jarbas Vasconcelos foi a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, que fez questão de reconhecer trabalho do ex-governador.
"Jarbas, assim como tantos outros pernambucanos, que fizeram a luta pela democracia e liberdade, trabalhou de maneira incansável para ser verdade em nosso Brasil e no nosso país Pernambuco. Sua história é recheada com muito sucesso e sempre foi um político ousado e corajoso. Para mim é uma alegria, como governadora do Estado, poder comparecer aqui para dar um abraço nele. E que bom que essa homenagem é com ele em vida, firme, podendo lançar esse livro que conta a sua trajetória. Só temos de aplaudir e parabenizá-lo por sua capacidade de trabalho e de ter abdicado por vezes de sua vida para se dedicar ao povo pernambucano", valorizou Raquel Lyra.
O prefeito do Recife, João Campos, apontou a biografia de Jarbas Vasconcelos como mais um grande legado que ele deixa para as gerações mais novas. "Sem dúvida é algo de grande relevo para Pernambuco. A política de Pernambuco não tem como ser falada, explicada e contada sem passar pela história de Jarbas, assim como é necessário passar pela história de (Miguel) Arraes, Eduardo (Campos). Eles estiveram juntos e depois em lados opostos, mas sempre se dedicando com muita força. Uma alegria poder dar uma abraço nele e saber que a nova geração terá a oportunidade de conhecer a sua história e conhecer os bons exemplos", falou João Campos.
Também estiveram presentes no lançamento do "Jarbas Vasconcelos - Uma biografia", o ex-governador de Pernambuco, João Lyra; a vice-governadora, Priscila Krause; a senadora, Teresa Leitão; os deputados estaduais, João Paulo, France Hacker, João de Nadegi, Antonio Moraes, Joaozinho Tenório e Mario Ricardo; além do ex-deputado federal, Raul Henry, presidente do MDB-PE.
De acordo com a organização do evento, cerca de 600 pessoas compareceram ao lançamento dos dois primeiros volumes da biografia de Jarbas Vasconcelos.
Seguindo os passos do pai
Eleito no ano passado para o seu primeiro mandato como deputado estadual (primeiro cargo dentro da política), Jarbas Vasconcelos Filho destacou que o seu pai concluiu mais uma etapa da sua trajetória política. "Acredito que uma pessoa do tamanho e da expressão que Jarbas é não só em Pernambuco, mas também nacionalmente, o lançamento dessa biografia é o que faltava para ele conquistar na sua brilhante carreira", disse o deputado.
Ainda dando os seus primeiros passos na política, Jarbas Vasconcelos Filho teve a oportunidade de ter uma referência dentro de casa, e sabe bem as características que pretende herdar do pai nessa nova trajetória.
"O que eu mais admiro nele é a capacidade de se reinventar. Quando ele iniciou lá atrás, na luta contra a ditadura militar, acabou virando prefeito em seguida. As pessoas diziam que ele só sabia ser combativo e aguerrido, que para gerir uma cidade era diferente, mas quando ele foi gestor do Recife foi reconhecido como um dos melhores do Brasil. Depois aconteceu a mesma coisa quando ele se tornou governador, diziam que governar uma cidade era uma coisa e um estado era outra. Ele foi lá e se tornou o melhor governador do Brasil por duas vezes, sendo a segunda gestão melhor que a primeira. E quando foi para o Senado Federal falaram que ele iria se aposentar e, mais uma vez, ele fez história sendo combativo, na época, ao presidente Lula, sem se intimidar em fazer oposição. Sempre foi um homem de posição firme e é algo que admiro muito nele", finalizou Jarbas Vasconcelos Filho.