MOVIMENTOS SOCIAIS

Grito dos Excluídos reflete sobre independência e justiça social em todo o Brasil

"Você tem fome e sede de quê?" foi o tema deste ano de 2023 do movimento

Cadastrado por

JC

Publicado em 07/09/2023 às 12:15
As manifestações acontecem anualmente, sempre no dia 7 setembro, como contraponto ao Grito da Independência
As manifestações acontecem anualmente, sempre no dia 7 setembro, como contraponto ao Grito da Independência - Alex Oliveira/JC Imagem

Com atos públicos, manifestações e caminhadas, a 29ª edição do Grito dos Excluídos e Excluídas tomou as ruas de 26 estados para propor uma reflexão sobre a garantia de vida digna para os segmentos da população marginalizados. Este ano o grito traz o tema "Você tem fome e sede de quê?", chamando a atenção para o problema, que voltou a atingir grande parcela da população brasileira. Relatório divulgado em julho pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) confirmou a piora dos indicadores de fome e insegurança alimentar no Brasil no ano passado.

Leia Também

“O grito quer provocar um olhar à fome que hoje está nas comunidades, nos bairros, no campo, nas cidades. É a fome de comida sim, do arroz, do feijão, sobre a necessária segurança alimentar do país, com alimentos de qualidade, produzidos pela nossa agricultura familiar”, explica Rosilene Wansetto, da coordenação nacional do Grito dos Excluídos e Excluídas.

As manifestações acontecem anualmente, sempre no dia 7 setembro, como contraponto ao Grito da Independência, que foi proclamado por um representante da família real portuguesa. A ideia é levar para as ruas e praças os gritos silenciados que vêm dos campos, porões e periferias da sociedade.

No Recife, o ato se concentrou no Parque Treze Maio, no bairro de Santo Amaro, área central, e seguiu em caminhada até o Pátio do Carmo, no bairro de Santo Antônio, Centro.

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS