Durante o lançamento do Novo PAC, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, informou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), virá a Pernambuco ainda este mês. Mesmo com a circulação da informação que o petista estará em Pernambuco no dia 25 de setembro, o Palácio do Planalto não confirmou a agenda.
A visita do presidente em Pernambuco deverá contemplar a retomada das atividades da Refinaria Abreu e Lima, localizada no município de Ipojuca e a entrega do Residencial Encanta Moça, no Pina, em Recife.
“A Petrobras vai acompanhar o presidente na visita para fazer o anúncio da retomada da refinaria”, afirmou o ministro.
O senador Humberto Costa (PT) confirmou a vinda de Lula ao Estado e informou que se reuniu com o presidente da Petrobras, Jean Paul, no inicio da noite desta terça-feira (12) para alinhar os detalhes sobre a visita a Refinaria.
“O presidente vem para uma agenda importante que vem somar aos investimentos do PAC em Pernambuco. Além de entregar casas, o presidente vai garantir a retomada de investimentos da Petrobras em Pernambuco, que vão garantir também mais empregos. É o governo Lula garantindo que o nosso estado volte novamente a ter um ciclo virtuoso de desenvolvimento”, destacou.
Após conversa com o presidente da Petrobras, o senador anunciou novos investimentos. “A Petrobras vai investir 6 bilhões nos próximos anos em Pernambuco para impulsionar a Refinaria Abreu e Lima. É, sem dúvida, mais um marco para o desenvolvimento do nosso Estado”.
A senadora Teresa Leitão (PT) também informou sobre a presença do petista nos eventos, mas também não informou a data.
Refinaria Abreu e Lima
A Refinaria foi anunciada em 2005, no primeiro Governo Lula, as obras da refinaria foram paralisadas em 2015, quando iniciaram as investigações da Operação Lava Jato. A Abreu e Lima iniciou as operações em 2014 com o primeiro conjunto de unidades (Trem I).
Está localizada no Complexo Industrial Portuário de Suape, há 45 km do Recife, em Ipojuca na Região Metropolitana do Recife (RMR). De acordo com a Petrobrás é a mais moderna refinaria construída por eles e já contribui para o atendimento da demanda nacional por derivados de petróleo.
Encanta Moça
O Conjunto Habitacional Encanta Moça conta com 600 apartamentos para receber os moradores realocados das palafitas do Pina, mais dois residenciais estão em fase de projeto, esses contarão 200 moradias.