Recursos

Governadora discute com ministros recursos federais para saúde e habitação de Pernambuco

No Ministério da Saúde a busca de recursos foi para novas maternidades e no Ministério das Cidades foram apresentados vários terrenos para a construção de habitacionais

Cadastrado por

Tainá Alves

Publicado em 13/09/2023 às 19:45 | Atualizado em 13/09/2023 às 19:51
Na última semana, a governadora Raquel Lyra anunciou data para o pagamento do piso salarial da enfermagem para os servidores do estado. - Walterson Rosa/MS

A governadora Raquel Lyra (PSDB) se reuniu com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, em Brasília na manhã desta quarta-feira (13) para debater os recursos para investimentos voltados à regionalização da saúde no Estado.

“No Ministério da Saúde negociamos novas maternidades e aumento de recursos”, pontuou.

Na semana passada a gestora estadual anunciou a construção da segunda maternidade da gestão, em Ouricuri, no Sertão. A unidade contará com leitos de alto risco, banco de leite e outros tipos de atendimentos. A primeira maternidade está sendo construída em Caruaru, no Agreste.

Leia Também

Ainda durante a manhã ela se encontrou com ministro das Cidades, Jader Filho para apresentar uma lista de terrenos que podem ser destinados à construção de empreendimentos habitacionais.

“Apresentamos ao ministro Jader vários terrenos para a construção de unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida e também conversamos com ele sobre novas obras em Pernambuco”, destacou a governadora.

De acordo com a tucana uma das ações que seu governo adotou nesta área foi o programa Morar Bem PE, que atende famílias com renda de até dois salários mínimos. Uma das principais metas do programa é facilitar a construção de unidades habitacionais populares no Estado, potencializar os recursos disponibilizados pelo governo federal no Programa Minha Casa, Minha Vida.

“A portaria do Minha Casa, Minha Vida FAR publicada para Pernambuco já destinava 6.325 unidades para o Estado, e nós catalogamos terrenos que podem ser usados para a construção de empreendimentos habitacionais com esta finalidade. Agora, pleiteamos junto ao ministro Jader o máximo de imóveis para auxiliar na solução dos nossos problemas de habitação”, disse Simone Nunes, secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação, que acompanhou a visita da governadora ao lado do secretário da Casa Civil, Túlio Vilaça.

O Minha Casa, Minha Vida FAR tem o intuito de fornecer unidades habitacionais novas em áreas urbanas para determinados grupos de famílias com recursos do Fundo de Arrendamento Residencial. O projeto do governo federal estabelece a meta de contratar 130.000 unidades habitacionais no País em 2023, sendo 6.325 em Pernambuco. Devem ser beneficiadas pela iniciativa famílias que perderam suas casas devido a obras públicas federais, desastres naturais ou que residem em áreas de alto risco.

Tags

Autor

Veja também

Webstories

últimas

VER MAIS