Alguns municípios pernambucanos terão seus limites ajustados. A Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) vem realizando audiências publicas e reuniões com gestores de cidades de todas a regiões do Estado, desde abril, para tratar sobre a pauta.
Participam dos encontros a Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco (Condepe/Fidem) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
De acordo com o diretor-presidente da Agência, Jaime Antônio de Oliveira Prado, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) utilizou equipamentos de coordenadas geográficas na realização do último censo, encerrando a tradição de autodeclaração dos moradores na hora de contar a população. Isso acabou deixando evidente um problema que já existia, territórios emancipados por leis antigas mudaram ou não existem mais.
O presidente da Comissão, deputado José Patriota (PSB), alertou sobre a necessidade de considerar o desejo da população na hora de fechar o acordo. “Eu recomendo sempre aos prefeitos: prestem atenção no que o povo quer também, porque não adianta aqui a gente tomar a melhor decisão para nós. No fim das contas, quem tem força e decisão é a população”.
-
Presidente da Alepe apaga post com críticas a Raquel Lyra -
Um pouco sobre engenharia de pontes para resolver a relação entre Palácio e Alepe -
Alepe recebe lançamento da biografia de Marco Maciel escrita pelo jornalista Magno Martins -
Assembleia Legislativa realiza workshop para jovens atendidos pelo "Alepe Acolhe" e estudantes do ano final do ensino médio
Durante duas audiências públicas realizadas na Alepe, 24 municípios mostraram interesse em fazer acordos para organizar os limites territoriais.
Lista dos acordos realizados:
Carnaíba e Afogados da Ingazeira
Belém do São Francisco e Itacuruba
Afogados da Ingazeira e Tabira
Capoeiras e São Bento do Una
São Bento do Una e Jucati
Solidão e Tabira
Surubim e Bom Jardim
Tabira e Iguaracy
Capoeiras e Jucati
Casinhas e Orobó
Surubim e Casinhas
Surubim e Cumaru
Riacho das Almas e Cumaru
Cumaru e Bezerros
Frei Miguelinho e Riacho das Almas
Carnaubeira da Penha e Floresta
Itacuruba e Floresta
Carnaubeira da Penha e Belém do São Francisco
Afogados da Ingazeira e Iguaracy
Solidão e Afogados da Ingazeira
Jucati e São João
Bom Jardim e Casinhas
Calçado e Angelim
Riacho das Almas e Bezerros
Última reunião
A última reunião ocorreu nesta quarta-feira (18) com os municípios de Alagoinha, Pesqueira e Venturosa, no Agreste. Os prefeitos das três cidades e a Condepe Fidem participaram do encontro.
O prefeito de Alagoinha, Uilas da Silva (PSB), apresentou um mapa com os acréscimos e perdas propostas para a Condepe Fidem, porém o prefeito de Venturosa, Eudes Cavalcanti (PL), acredita que é necessário realizar mais pesquisas de campo para mostrar corretamente as divisas.
“Estamos perdendo uma área com casas que, com certeza, será de Venturosa. Acho que deveria ser feito um estudo in loco”, afirmou.
O prefeito de Pesqueira, Sebastião Leite da Silva Neto (Republicanos), destacou dificuldades relativas à grande extensão territorial do município.
Os três gestores concordaram em fazer um esforço conjunto para confrontar os marcos oficiais com as comunidades atingidas, repassar o que ficar acertado para a Condepe Fidem e, por fim, encaminhar os novos traçados para a Alepe.