Na última terça-feira (5), o ex-prefeito de Camaragibe Jorge Alexandre lançou sua pré-candidatura pelo Podemos para concorrer ao pleito deste ano no município. Durante o discurso, o político se referiu à atual prefeita da cidade, Drª Nadegi Queiroz (Republicanos) de forma considerada desrespeitosa. A prefeita ao saber das declarações do opositor afirmou que estava sendo vítima de violência política.
“Doutora Nadegi a senhora é a pior gestora da história de Camaragibe. Se a senhora tiver um pingo de vergonha na cara junte seus panos de 'bunda' e suma daqui”, declarou o pré-candidato.
NOTA DE REPÚDIO DIVULGADA POR NADEGI
Em nota, a prefeita de Camaragibe afirmou que se sentiu agredida verbalmente.“Repudio veementemente o ato machista perpetrado pelo ex-prefeito de Camaragibe, Jorge Alexandre, contra a minha pessoa e contra todas as mulheres”, diz a nota. Além disso, a gestora destacou que era inadmissível esse tipo de comentário ser realizado.
Confira nota na íntegra:
"Repudio veementemente o ato machista perpetrado pelo ex-prefeito de Camaragibe, Jorge Alexandre, contra a minha pessoa e contra todas as mulheres. É inadmissível que em pleno século XXI, em um contexto democrático e de busca por equidade, sejamos testemunhas de atitudes tão deploráveis e desrespeitosas. O machismo não apenas diminui a dignidade da mulher atingida, mas também revela um profundo desrespeito pelos princípios fundamentais da igualdade e da dignidade de todas as mulheres. O comportamento dele não só desrespeita a minha individualidade e a minha competência, mas também lança uma sombra sobre o processo político como um todo. Tais atitudes não têm lugar em nossa sociedade e muito menos na esfera pública, onde se espera o exemplo de liderança e respeito pelos direitos de todos e principalmente por nós mulheres que representamos a maioria na sociedade. Ainda tenho esperança que ele retrate-se publicamente e reconheça o erro de suas palavras e ações. Além disso, apelo à população de Camaragibe a repudiar qualquer forma de discriminação e a exigir dos seus representantes políticos um comportamento ético e respeitoso em todas as circunstâncias. É imperativo que lutemos incansavelmente contra o machismo e quaisquer formas de discriminação de gênero, construindo uma sociedade mais justa e igualitária para todas as mulheres".
POSICIONAMENTO DE RAQUEL LYRA
Por meio de uma rede social, a governadora Raquel Lyra confirmou ter falado por telefone com a prefeita de Camaragibe após o ocorrido e prestou solidariedade.
"É tristemente simbólico que esse tipo de violência tenha acontecido junto às vésperas do Dia Internacional da Mulher, momento em que reafirmamos nossas lutas", destacou a governadora.
O DEPUTADO ESTADUAL JOÃO DE NADEGI SE POSICIONOU SOBRE O OCORRIDO
O filho da prefeita e deputado estadual João de Nadegi (PV) também repudiou o ato do pré-candidato.
"A fala de Jorge Alexandre não só desrespeita a individualidade e a competência da minha mãe, a Dra. Nadegi. Vai muito além disso, atinge também todas as mulheres que tem sido preteridas em espaços públicos e de poder. Tais atitudes não têm lugar em nossa sociedade e muito menos na esfera pública, onde se espera o exemplo de liderança e respeito pelos direitos de todos e todas. É inaceitável tal comportamento para um postulante ao cargo de prefeito; espero que ele retrate-se urgentemente", afirmou o parlamentar.
JORGE ALEXANDRE SE PRONUNCIA NAS REDES SOCIAIS
Com o título "nota explicativa" o pré-candidato se posicionou nas redes sociais afirmando que ao mencionar Nadegi referiu-se "unicamente à sua qualidade como gestora, que nada fez ou faz pelos munícipes da cidade de Camaragibe". Segundo o ex-prefeito de Camaragibe a fala dele foi usada pela opositora com um sentido diferente.
"De maneira oportunista, no dia 06 de março de 2024, a atual prefeita emitiu uma nota de repúdio em que classificou minha fala como um ato machista contra todas as mulheres, o que é uma completa inverdade", diz a nota. No texto, o político ainda explica o significado da expressão "pegue seus panos de bunda".
Confira nota de Jorge Alexandre na íntegra:
No dia 05 de março de 2024, durante meu ato de filiação, afirmei que a Dra. Nadegi, atual prefeita do nosso município, "é a pior gestora da história de Camaragibe" e utilizei o termo "pegue os seus panos de bunda e vá embora", referindo-me unicamente à sua qualidade como gestora, que nada fez ou faz pelos munícipes da cidade de Camaragibe. De maneira oportunista, no dia 06 de março de 2024, a atual prefeita emitiu uma nota de repúdio em que classificou minha fala como um ato machista contra todas as mulheres, o que é uma completa inverdade. A expressão "pano de bunda" é um regionalismo e possui apenas um significado: "todas as coisas". Seguindo a explicação do Dicionário Informal (que traduz o significado de gírias e termos regionais), ela pode ser utilizada de diversas formas:
- A mulher manda o marido embora de casa e diz: "pegue os seus panos de bunda e vá".
- Quando o marido e mulher se juntam para morar juntos: "Vamos juntar os panos de bunda".
Portanto, a expressão "junte os seus panos de bunda e vá" foi usada com um único significado, o de pegar todas as suas coisas e sair do cargo de prefeita (já que nada faz pela nossa cidade), podendo ser aplicada a qualquer pessoa na posição de gestor do município, seja homem ou mulher, em qualquer situação, sem nenhuma referência a gênero, classe ou raça. Aproveito a oportunidade para lamentar profundamente o esvaziamento da discussão sobre os direitos das mulheres, tema tão importante que só perde com esse tipo de abordagem desonesta e superficial. Reitero meu apoio a todas as mulheres de Camaragibe que trabalham arduamente e lutam por seus direitos, sendo exemplos perseverança, força e amor em nossa sociedade".