No domingo (14), o presidente do diretório estadual do União Brasil, Marcos Amaral, divulgou uma nota informando está ciente das movimentações e conflitos do União em Caruaru, referentes eleições no município e que estaria passando o caso para Executiva Nacional da legenda.
O partido anunciou a pré-candidatura de Raffiê Delon para prefeitura da cidade, porém uma parte dos componentes do diretório de Caruaru querem declarar apoio ao pré-candidato do PDT, Zé Queiroz, e outros defendem apoiar à reeleição de Rodrigo Pinheiro (PSDB).
Essas divergências em posicionamento de causado desentendimentos dentro da sigla.
Na nota Amaral declarou "Considerando a importância de Caruaru no cenário política do Estado, comunicamos a todos que vamos encaminhar para o Diretório Nacional tomar a decisão final de qual melhor caminho para o nosso partido em Caruaru".
Confira declarações do partido na íntegra
O Diretório Estadual do União Brasil em Pernambuco vem acompanhando os fatos que estão ocorrendo em Caruaru em relação aos caminhos do partido nas eleições municipais.
Reconhecendo a autonomia do Diretório Municipal que é pétrea e entende dar apoio ao candidato José Queiroz, também reconhece a posição de candidatura própria do candidato Raffiê Delon ou mesmo o apoio do atual gestor, Rodrigo Pinheiro.
Contudo e principalmente considerando a importância de Caruaru no cenário política do Estado, comunicamos a todos que vamos encaminhar para o Diretório Nacional tomar a decisão final de qual melhor caminho para o nosso partido em Caruaru.
Recife, 14 de abril de 2024
Marcos Amaral
Presidente União Brasil Pernambuco
Pré-candidato do União Brasil em Caruaru se posiciona
Em nota, Raffiê Dellon, o pré-candidato do União no pleito de 2024 em Caruaru, informou que concorda com a posição tomada pelo diretório estadual.
"Quem lançou minha pré-candidatura à Prefeitura de Caruaru foi o União Brasil nas três esferas: local, estadual e nacional", disse o político na nota.
Além disso, Dellon afirma que ele vem carregando "o partido nas costas no município".
"O União Brasil não pode se apequenar e deixar de disputar uma eleição num colégio eleitoral como Caruaru, com guia eleitoral de televisão e rádio, e debates televisivos", disse o pré-candidato se referindo a importância que cidade para as eleições de 2024.
Confira na íntegra nota de Raffiê Dellon
Sobre a nota do União Brasil Estadual, nós concordamos com a lucidez de como se dará a decisão final desse contexto: Através da Executiva Nacional do partido, o que é o lógico, e o caminho mais sensato.
Quem lançou minha pré-candidatura à Prefeitura de Caruaru foi o União Brasil nas três esferas: local, estadual e nacional. Até porque, quem vem carregando o partido nas costas na cidade sou eu, mesmo tentando desfazerem nossa chapa proporcional, conseguimos, num esforço hercúleo concretizar uma chapa competitiva, sem ajuda externa de ninguém.
O União Brasil não pode se apequenar e deixar de disputar uma eleição num colégio eleitoral como Caruaru, com guia eleitoral de televisão e rádio, e debates televisivos.
Nesse novo momento partidário, estamos em diálogo permanente com os deputados federais Fernando Filho e Mendonça Filho, e é natural que um defenda o alinhamento com o atual governo municipal e o outro com um candidato da oposição. Respeitamos.
Queremos e estamos construindo essas definições em conjunto com eles. Pois sabemos que a definição final se dará pela Executiva Nacional do partido, Caruaru é uma cidade com mais de 200 mil eleitores. E ainda restam 4 meses para as convenções.
Até lá, iremos continuar fortalecendo nossa chapa proporcional, que defende uma candidatura própria, e confeccionando nosso Plano de Governo, que já se deu início através do debate das pessoas com deficiência visual e do transtorno de espectro autista.
O partido na cidade tem dois segundos suplentes, um de deputado estadual, que sou eu, e outro, de deputado federal, que é Dilson Oliveira, que já é pré-candidato a vereador. Que precisam e não tenho dúvida que serão ouvidos. Um partido é feito de quem tem voto, de densidade eleitoral. E no momento certo, acreditamos que iremos debater qual o melhor caminho para o 44 em Caruaru.
Raffiê Dellon – Secretário-Geral do União Brasil em Caruaru