O diretório do Partido dos Trabalhadores no Recife publicou uma carta aberta afirmando respeitar a decisão da instância nacional em ceder a vice de João Campos na eleição de outubro, em favorecimento à aliança com o PSB. A sigla diz que o foco agora será na composição da Câmara Municipal.
O texto foi divulgado neste sábado (20), após uma reunião realizada com membros do diretório da capital, incluindo Mozart Sales, escolhido pela executiva municipal para uma possível indicação ao posto.
No texto, o PT do Recife reconhece que a aliança nacional com o PSB é "estratégica para o fortalecimento da base de apoio ao governo Lula", e que entende "ser importante dar sua contribuição para a reeleição da Frente Popular, liderada por João Campos".
Leia também: "Humilhante para o PT", diz João Paulo sobre vice de João Campos
A direção local elogiou a atuação de João Campos à frente da prefeitura, e citou que o governo Lula fez aportes significativos para a realização dos projetos da gestão socialista. A carta também destacou a participação do PT nas secretarias de Meio Ambiente e Habitação do governo municipal.
"O diretório municipal do PT entende que a aliança local com o PSB tem o objetivo de reforçar a composição de forças que é replicada em todo o país e respeita a deliberação da instância nacional de que o PT deve permanecer na Frente Popular recifense dialogando com os setores progressistas da capital, por acreditar na importância desse gesto em prol da unidade nacional PT-PSB, que visa o enfrentamento das forças de extrema direita", diz a resolução.
"O PT Recife acredita e trabalhará para concretizar a reeleição do Prefeito João Campos", acrescenta a carta.
PT Recife em 2025
O partido afirma que agora trabalhará para ampliar a bancada de vereadores na Câmara Municipal do Recife e que quer contribuir de forma efetiva no programa de governo da possível nova gestão da Frente Popular no Recife.
Na última quinta-feira, o presidente Lula se reuniu, em Brasília, com o prefeito João Campos (PSB) e com os presidentes nacionais do PT e do PSB, Gleisi Hoffmann e Carlos Siqueira, para bater o martelo sobre a vice do socialista.
O ex-chefe de gabinete de João, Victor Marques, deve ser anunciado para o posto na próxima segunda-feira (23), em evento que deve ter a presença de Gleisi, no Recife.