Recentemente, o roteirista da DC Comics, Tom Taylor, revelou em entrevista que o novo Superman é um personagem bissexual. Jon Kent, o filho de Clark Kent, assume o cargo do herói nos quadrinhos Superman: Son of Kal-El #5.
Porém, não é de hoje que personagens de quadrinhos da Marvel e DC Comics representam a comunidade LGBTQIA+ em suas histórias. Alguns deles, inclusive, já começam a aparecer nas produções cinematográficas e televisivas dos estúdios.
Pensando nisso, confira a lista de alguns heróis que já se assumiram como parte da comunidade LGBT ou tiveram sua orientação sexual confirmada pelos roteiristas.
Batwoman
Surgindo nos anos 50 nos quadrinhos, a Mulher Morcego foi um dos romances de Bruce Wayne, o famoso Batman. Contudo, a heroina dos dias atuais seguiu por outros rumos.
Sob a identidade de Kate Kane, a personagem foi expulsa do exército após parar de fingir que era heterossexual, desafiando a lei imposta até então. Se tornando a vigilante mascarada, ela protagonizou o primeiro pedido de casamento lésbico da história dos quadrinhos com a policial Maggie Sawyer.
Contudo, a DC Comics vetou que o casamento fosse exibido nos quadrinhos, o que resultou no pedido de demissão dos criadores como forma de protesto.
Mulher-Gato
Com uma imagem hipersexualizada tanto nos quadrinhos quanto nas telonas, a Mulher-Gato trocou um beijo com outra mulher em uma edição de 2015. A personagem, segundo a roteirista Genevieve Valentine, é bissexual.
Hera Venenosa
Uma das personagens mais conhecida do universo DC, a Hera Venenosa vive um romance com a Arlequina em Batman: A Série Animada. Nos quadrinhos, o envolvimento das duas personagens também já foi retratado.
Deadpool
Nos quadrinhos, o anti-herói Deadpool é descrito diversas vezes como pansexual. Para quem não sabe, essa orientação se atrai por todo tipo de pessoa, independente da identidade de gênero ou orientação sexual.
Porém, um dos criadores do personagem, Fabian Nicieza, já afirmou que o Deadpool não possui uma sexualidade definida, e que seria algo mais fluido.
Valquíria
Durante um evento da Marvel, o codiretor de Vingadores: Ultimato, Joe Russo, havia confirmado que em um dos próximos longas haveria um personagem assumidamente gay.
Posteriormente, foi confirmado que o herói em questão seria Valquiria, vivida por Tessa Thompson nos cinemas. A personagem irá retornar em Thor: Amor e Trovão, que tem previsão de estreia para 2022.
Loki
Na série Loki, da Disney+, foi revelado que o irmão de Thor é, na verdade, bissexual. Além disso, o Universo Marvel também mostrou aos fãs que o anti-herói é gênero fluido, ou seja, não se identifica com um único gênero - seja esse feminino, masculino ou agênero.
Mulher Maravilha
Nascida e criada Themyscira, a Mulher Maravilha não viveu em um mundo com homens e mulheres. Na realidade ficcional, a tal ilha é habitada apenas por mulheres - o que despertou a curiosidade dos fãs sobre a orientação sexual da guerreira.
Já em 2016, o criador Greg Rucka confirmou publicamente que a Mulher Maravilha já havia se relacionado e apaixonado por mulheres. Contudo, a sexualidade da heroina não foi detalhada.