Depois de 35 anos, uma conquista. Está inaugurada a nova sede própria do hospital de olhos da Fundação Altino Ventura, na Iputinga. Um prédio imponente, moderno e que vai beneficiar a população mais desassistida.
- Rainha Elizabeth II passa a noite em hospital para realizar exames
- Após sofrer acidente doméstico, Ana Maria Braga recebe alta do hospital
- Pai de Angélica recebe alta hospital após sofrer AVC
- Hospital onde Marília Mendonça nasceu pode ganhar nome da cantora
- Vídeo: Após ser hospitalizada, Giulia Be revela diagnóstico: "Tenho algo chamado síndrome vasovagal"
A abertura das portas deu-se, nesta terça, às 9h, com a presença de autoridades como os secretários de Saúde André Longo (Pernambuco) e Luciana Albuquerque (Recife), além da governadora em exercício, Luciana Santos, vários deputados estaduais como Clodoaldo Magalhães, João Paulo, Romero Sales Filho, Alessandra Saraiva...
Alguns nomes internacionais também prestigiaram de forma virtual o evento que foi exibido nas redes sociais da FAV. Nomes que direta e indiretamente contribuíram para a conquista.
E os números realmente são impressionantes: Já foram atendidos 1.7 milhões de pacientes desde a fundação com mais de 17 milhões de procedimentos. O FAV - como é carinhosamente chamado - tornou-se, neste período, uma das maiores referências de oftalmologia da América Latina, sendo uma das pioneiras na pesquisa, sobretudo, tendo recebido destaque mundial pelo estudo com o zyka vírus em 2015, em que tratou o tema pela primeira vez no planeta. Até agora, foram escritos 49 artigos sobre a relação da doença com a visão, sem falar no doutorado em parceria com a Universidade Federal de São Paulo.
Novidades
E as obras não param com a inauguração do novo prédio-sede. Em 2022, espera-se a filial em Serra Talhada, no sertão pernambucano com a possibilidade de realizar 400 operações -numa estrutura de 20 mil metros quadrados. "Espera-se dobrar o atendimento em 22 com essa conquista. A meta é ter 70 mil atendimentos com possibilidade de realizar 40 mil cirurgias", adiantou no seu discurso o fundador Marcelo Ventura. Nas suas palavras, Liana também destacou a importância da responsabilidade social diante daquela realização. "Fé sem atitude é vã", refletiu.
Homenagens
A manhã também foi de homenagens e agradecimentos. O conselho do FAV escolheu 35 nomes para prestigiar numa forma de agradecimento pela trajetória. Teve políticos, funcionários, parceiros e a imprensa como Jô Mazarollo (Globo), Paula Losada e João Alberto (DP), Mariana Costa e Roberta Jungmann (Folha de PE), além dos diretores deste SJCC, Laurindo Ferreira e Mônica Carvalho, além desta coluna que vos escreve, Mirella Martins. Destaque para a contadora de histórias Carol Levy que quebrou o protocolo a pedir o microfone e cantou uma música de Jorge Aragão. Todos receberam uma foto criada pelo fotógrafo Jorge Pinho, convidado pela Fundação Altino Ventura, para confeccionar o Prêmio Visão Social 2021.