INFLUÊNCIA

Quanto ganha um tiktoker no Brasil? Veja valores e as estratégias usadas pelas gravadoras para bombar uma música

Existe uma grande diversidade de influenciadores nas redes sociais e o valor cobrado para os vídeos varia de acordo com a quantidade de seguidores e nicho que ele tem mais apelo

Cadastrado por

Lívia Maria

Publicado em 14/11/2021 às 17:51 | Atualizado em 14/11/2021 às 18:04
A plataforma de vídeos TikTok chegou no Brasil em 2019 e conquistou o país - ANTOBE/PIXABAY

Mesmo que pareça uma bobagem para muita gente, os influencers de dancinhas coreografadas que se tornam virais no TikTok se tornaram uma das profissões mais rentáveis da atualidade. Muitos jovens, hoje, vivem apenas da renda gerada do seu trabalho com as redes sociais e o TikTok exerce um grande papel nesse cenário. De acordo com a coluna de Léo Dias, contratar um influenciador digital para montar uma coreografia e postar um vídeo curto na rede pode custar de de R$5 mil a R$60 mil!

É claro que não são todas as músicas que valem esse investimento por parte dos artistas e, portanto, cabe a ele e sua equipe escolher bem a faixa com mais potencial de viralizar no TikTok. De acordo com João Mendes, fundador de uma agência de influenciadores, o TikTok facilita o processo de difusão e viralização de uma música na rede. “Você consegue gravar vídeos curtos muito legais, fáceis de editar, fáceis de interagir. Quando as pessoas têm vergonha de falar, por exemplo, conseguem dublar. As danças vêm prontas. E nós acreditamos muito que essa é a nova e maior plataforma de lançamento de música porque ela faz algo que é fácil, que a família inteira consegue fazer, ela faz o refrão ficar na cabeça e, consequentemente, a música é consumida”, explicou à Coluna de Leo Dias.

Alguns exemplos de canções que viralizaram a partir das redes sociais é “Coração Cachorro”, de Ávine e Matheus Fernandes, e “Disco Arranhado”, da dupla César Menotti e Fabiano. A última, foi resgatada no TikTok e trazida à tona com uma batida mais eletrônica, de funk, própria para as coreografias das dancinhas, o que reativou o consumo da música nas outras plataformas.

Encontrando o influenciador certo

Além de fazer uma escolha certeira com a faixa que vai ser divulgada, a equipe de estratégia de marketing dos artistas precisam trabalhar para encontrar o influenciador certo para a faixa. Existe uma grande diversidade de influenciadores nas redes sociais e o valor cobrado para os vídeos varia de acordo com a quantidade de seguidores e nicho que ele tem mais apelo. A partir da definição do orçamento para investir na música é que se delineia quais influenciadores podem ser chamados para a ação.

De acordo com Priscilla Jaffe, CEO da agência de marketing e publicidade Jaffé Produções, aspectos como métricas do vídeo são avaliados pelos artistas e gravadoras para definir qual perfil escolher. “Resumidamente, você pega um artista iniciante (…) De repente você vai ter ali R$ 5 mil para investir, então ele vai tentar (…) ou fazer a besteira de pegar esse valor e pagar uma pessoa só, de médio porte, ou, se tiver uma equipe inteligente por trás, vai pegar os R$ 5 mil e dividir com pessoas menores mas com poder de viralização bacana. E aí você tem os médios e os grandes artistas, que têm poder de uma gravadora por trás, que de repente vão ter R$ 100 mil, R$ 200 mil por música para investir, e vão pegar os tiktokers mais virais investindo neles”, explica Priscilla.

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