SAUDADE

Janaina Diniz, filha de Leila Diniz, fala sobre o luto e diz sentir vontade de aconselhar famílias de Marília Mendonça e Paulo Gustavo

A diretora conversou sobre a ausência da mãe, que faleceu quando ela tinha apenas sete meses

Imagem do autor
Cadastrado por

Rayane Domingos

Publicado em 06/12/2021 às 9:27 | Atualizado em 06/12/2021 às 9:29
Notícia
X

A diretora Janaina Diniz também foi vítima de uma tragédia quando perdeu a mãe precocemente, aos sete meses, a mãe Leila Diniz faleceu em um acidente aéreo na Índia, aos 27 anos. Desde então, ela foi criada pela avó e pela melhor amiga da atriz Marieta Severo.

Em entrevista para o jornal 'O Globo', ela contou que as perdas de Marília Mendonça e Paulo Gustavo a fizeram ter um flashforward dos filhos dos artistas. Na linguagem cinematográfica, o termo significa quando a pessoa interrompe o momento para narrar algo sobre o futuro. "Tenho vontade de ligar para os adultos em volta dessas crianças e falar o que não devem fazer. A necessidade de suprir a presença de quem se foi só sublinha essa ausência. A pessoa pública que chegará nessas crianças é bem diferente dos pais que teriam", completou.

Sobre questionada o que falaria para as famílias de Paulo e Marília, ela diz que poderia fazer uma espécie de guia para explicar qual a forma mais branda das crianças em encarar o luto. Reforça ainda que o afeto dos outros pode criar a necessidade de suprir a ausência dos pais: "Não me exigiram que eu substituísse minha mãe como figura pública, mas você ocupa um espaço no afeto dos outros maior do que o seu tamanho ali, como criança. Isso é a intenção de suprir essa ausência, mas o que isso faz é grifar para você: olha a ausência. Quanto mais existe o movimento de tapar esse buraco, mais aquilo está sendo sublinhado. É uma dicotomia de ausência e presença que você vive".

A diretora ainda revelou que está sendo desenvolvido um filme e uma série sobre a mãe. As produções serão baseados nos diários que a atriz deixou, além do olhar de Janaina como filha.

Tags

Autor